Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quando São Paulo vai refrescar?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

O calor intenso tem sido destaque no estado de São Paulo nos últimos dias. Isso se deve ao chamado "escoamento bloqueado", que é uma circulação anticiclônica, nos médios níveis da atmosfera, que impede que os sistemas se desloquem para o Sudeste.

 

Com isso, as frentes frias que têm chegado ao Sul do Brasil, até avançam pelo litoral da Região, mas logo se afastam para alto-mar. Sem o avanço das frentes frias, o ar mais frio que acompanha estes sistemas também não consegue avançar, portanto, as temperaturas têm ficado elevadas por vários dias no estado de São Paulo.

 

Na capital, a temperatura máxima tem estado acima dos 30°C desde o dia 20 de fevereiro. Já são 15 dias consecutivos com tardes com mais de 30°C(contando com este domingo, 6). Neste período, a maior temperatura foi de 33,1°C em 3 de março. O recorde de maior temperatura desde o início do verão é de 33,8°C, no dia 23 de janeiro.

 

grafico

 

Mais calor

Os próximos dias ainda prometem ser quentes no estado. As máximas vão continuar acima dos 30°C na capital até o fim da semana. No interior e no litoral, as máximas podem alcançar até 35°C em alguns pontos.

 

Serão dias de muito sol, com calor e pancadas isoladas de chuva entre as tardes e noites. Mesmo que de forma isolada, não dá para descartar o risco de chuva forte. São pancadas de chuva típicas da estação e até com temporais em algumas localidades.

 

GettyImages São Paulo SP

Getty Images - São Paulo SP

 

Quando o calorão vai dar uma trégua?

Por enquanto não há expectativa de frio para São Paulo, mas o avanço de uma nova frente fria, no próximo fim de semana, já vai trazer um refresco do calorão intenso.

 

O sistema começa a avançar na sexta-feira entre o Sul e o Sudeste e já provoca temporais, com raios, rajadas de vento de até 70km/h e risco de granizo em algumas localidades. No sábado, 12 de março, o céu fica nublado e com temperaturas um pouco mais baixas, que já ficam abaixo dos 30°C na capital. A chuva será menos intensa em relação ao dia anterior, mas pode chover rapidamente pela manhã e com algumas pancadas de chuva entre a tarde e a noite novamente.

 

No domingo(13), o céu continua cheio de nuvens, mas já ocorrem algumas aberturas de sol e o ar fica abafado. Chove durante a madrugada e volta a chover em forma de pancadas no período entre a tarde e a noite.

 

Fique atento nas atualizações ao longo dos próximos dias!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias