Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para temporal no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Com o escoamento bloqueado, a chuva tem ficado concentrada no Sul do Brasil nos últimos dias, inclusive houve registro de volumes bastante expressivos no fim de semana em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mesmo assim, a chuva irregular ainda não consegue reverter o quadro de estiagem que muitas regiões enfrentam e a umidade do solo ainda está abaixo do ideal para as atividades agrícolas. 

 

Confira o mapa de chuva acumulada dos últimos 5 dias(mapa do dia 06), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

download (14)

 

Ao longo desta semana, o fluxo de umidade, o avanço de duas frentes frias e a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica vão contribuir para a formação de nuvens muito carregadas no Sul do Brasil, portanto a expectativa é de temporais em áreas dos três estados ao longo da semana, principalmente em regiões como centro-sul e nordeste do Rio Grande do Sul, a região de Porto Alegre e o leste de Santa Catarina, que inclui Vale do Itajaí e Florianópolis.

 

Nesta segunda(07), a Climatempo alerta para temporais no Rio Grande do Sul (inclusive a Grande Porto Alegre) e também as áreas do sul e do leste de Santa Catarina (que incluem a Serra, a Grande Florianópolis, demais áreas litorâneas e o Vale do Itajaí). 

 

Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehn

 

Tendência para a semana

O tempo não fica completamente fechado, o sol ainda aparece ao longo da semana e as temperaturas conseguem subir. Será uma semana quente, com temperaturas próximas dos 30°C nas capitais e até um pouco acima deste valor em áreas do interior. Mas o grande destaque nos próximos dias é a chuva. Mesmo que de forma isolada, os temporais ainda vão atingir muitas áreas, podendo causar novos transtornos.

 

download (79)

 

 

Queda de temperatura

As temperaturas vão ficar mais baixas no fim da semana em áreas do Sul do Brasil. Na tarde de quinta, as máximas já não ficam tão altas quanto os últimos dias. A sexta-feira já amanhece mais fria, principalmente no Rio Grande do Sul, e a máxima já não passa dos 25°C em boa parte do estado. Na Região Serrana, alguns pontos até ficam abaixo dos 20°C.

 

O fim de semana será marcado por temperaturas mais baixas e até sensação de frio em algumas localidades. O Rio Grande do Sul deve sentir os maiores impactos, mas também há previsão para queda de temperatura em áreas de Santa Catarina e Paraná.

 

Entre os dias 12 e 14 de março, as mínimas ficam em torno de 10 a 12°C apenas em áreas do Rio Grande do Sul

 

Acompanhe as atualizações nos próximos dias

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias