Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Aumenta o risco de temporais na Região Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

O mês de março começou com muita chuva sobre a Região Sul do Brasil. O estado do Rio Grande do Sul foi o que acumulou os maiores volumes nesta primeira semana do mês, devido à presença de um bloqueio atmosférico que permitiu o desenvolvimento de frentes frias e áreas de baixa pressão concentradas na Região.

 

Entre segunda (07) e terça-feira(08), vendavais, intensa atividade elétrica e acumulados elevados caíram sobre o Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina. Na noite de segunda-feira (07), em apenas 1h a região de Tijucas-SC acumulou 86mm de chuva, segundo dados do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Esta chuva foi consequência da passagem de uma frente fria pelo oceano, combinada ao calor e alta umidade.

 

Praia do campeche, <a href='/previsao-do-tempo/cidade/377/florianopolis-sc' >Florianópolis</a>, João Pedro Naime

Foto: Praia do Campeche (SC), por João Pedro Naime 

 

Nesta quarta-feira (09), a frente fria já se afasta, mas a umidade que vem do oceano ainda mantém nuvens carregadas e céu nublado com chance de chuva logo cedo no leste catarinense. Os maiores volumes de chuva, no entanto, são previstos para as regiões de Jaguarão-RS e Santa Vitória do Palmar-RS e tem risco para temporais.

 

A madrugada permanece abafada com mínima em torno dos 20°C. À tarde, as máximas continuam altas, com sensação de tempo abafado e muito calor sobretudo no oeste do Paraná e de Santa Catarina.

 

Nova frente fria provoca temporais na Região Sul

Na quinta-feira uma nova frente fria associada a uma área de baixa pressão na costa gaúcha, muda o tempo sobre grande parte da Região. A chuva ganha mais força e há previsão de temporais nos três estados, inclusive nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

 

A chuva acontece a qualquer momento na região de Uruguaiana, Campanha Gaúcha e planalto paranaense. O risco de temporais aumenta no oeste e leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. A temperatura despenca na fronteira do Uruguai, mas ainda alcança máximas acima dos 30°C em Santa Catarina e no Paraná.

 

Atenção! A Climatempo alerta para chuva frequente e volumosa no decorrer do dia. Há risco de alagamentos, enxurradas, ventania e transtornos pontuais.

 

Confira o acumulado de chuva para os próximos dias no BR

 

transferir

Chuva acumulada - 08/03/2022 a 12/03/2022

 

Temperaturas diminuem

As temperaturas vão ficar mais baixas até o fim desta semana em parte da Região Sul. A sexta-feira  amanhece mais fria, se comparado aos últimos dias, principalmente no Rio Grande do Sul. A máxima prevista para a capital Porto Alegre é de 23°C.  Na Região Serrana, as temperaturas podem ficar abaixo dos 20°C.

 

A chuva ainda persiste no fim de semana e as temperaturas seguem baixas. As máximas nas capitais do Sul do Brasil, não passam dos 25°C pelo menos até o domingo (13).

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias