Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Norte do Brasil segue com chuva volumosa e persistente

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

 

As instabilidades seguem bastante ativas no Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) tem sido a responsável por grande parte da chuva na costa norte da Região. 

 

Poeira do Saara atravessa o oceano Atlântico e chega ao Brasil

 

Os volumes de chuva entre a manhã de quarta(9) e de quinta-feira(10) variaram de 80 a 90mm em cidades do Amazonas, Amapá e Pará. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(Cemaden), entre 05h10 do dia 09/03 e 05h10 do dia 10/03, choveu:


Parintins(AM) - 93mm  

Macapá(AP) - 92mm

Juruti(PA) - 84mm 

Santarém(PA) - 81mm

 

Foto de Roberto Meira, <a href='/previsao-do-tempo/cidade/94/belem-pa' >Belém</a> (PA)

Foto de Roberto Meira, Belém (PA)

 

 

Chuva preocupa nos próximos dias

A ZCIT vai continuar próxima à costa norte do Brasil, portanto mais chuva é prevista para a Região Norte até o fim da semana. Com a chuva frequente e volumosa nos próximos dias, há potencial para transtornos na Região. Os últimos dias já foram marcados por bastante chuva e o solo já está encharcado. Com o nível dos rios elevado, há chance de novos transbordamentos.

 

Na agricultura, além da dificuldade com a colheita de soja, o embarque da soja nos portos acontece em ritmo mais lento, além da dificuldade no transporte do produto das fazendas aos portos.

 

download (80)

 

 

Logo no início da segunda quinzena do mês, os modelos meteorológicos indicam volumes de chuva entre 200 e 250mm em várias áreas do Norte do país. Essa chuvarada toda deve se concentrar em um períodos de 4 a 5 dias apenas.

 

download (81)

 

+ mais notícias