Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria, ZCIT e calor provocam muita chuva sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

 

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Muitas nuvens carregadas se formam sobre o Brasil nesta  sexta-feira e vão provocar chuva forte em muitos estados no decorrer do dia.

 

No extremo norte do Brasil, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalham nuvens de chuva forte entre o litoral do Amapá e do Rio Grande do Norte. Em 6 horas, entre a noite de ontem e até por volta de 1h30 da madrugada desta sexta-feira já tinha chovido cerca de 41 mm em Fortaleza. Já em Benedito Leite, no Maranhão, choveu 46 mm em 3 horas, entre 22h30 de ontem e 1h30 da madrugada de hoje.

 

Nuvens carregadas da ZCIT são vistas no extremo norte do Brasil

 

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil estimula a formação de nuvens de chuva sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As nuvens carregadas crescem em quase todos os estados do país por causa do calor e do ar bastante úmido que predomina sobre o Brasil.

 

5 maiores temperaturas  no Brasil em 10/03/2022 (Inmet)

 

Ipanguaçu (RN): 37,5°C

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,3°C

Patos (PB): 36,7°C

Niterói (RJ): 36,5°C

Água Clara (MS): 36,4°C

 

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 10/03/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro/Vila Militar (RJ): 37,3°C

Goiânia (GO): 34,1°C

Cuiabá (MT): 34,0 °C

João Pessoa (PB): 32,8°C

Maceió (AL): 32,4°C

 

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais) 

 

Previsão do tempo para  11/03/2022 - sexta-feira

 

Esta sexta-feira é com muita nebulosidade e pancadas de chuva, que podem ser fortes, em quase todo o Brasil.

Não tem previsão de chuva apenas para uma pequena área na divisa da BA com MG, que abrange a região de Vitória da Conquista e de Araçuaí e no litoral fluminense, entre a região dos Lagos e Campos dos Goytacazes. 

 

Na maioria das áreas das Regiões Sul, Norte e Nordeste, na porção oeste de MT, no oeste e sul de MS, as pancadas de chuva e raios ocorrem a qualquer hora. Na região de Porto Alegre, em todo o centro, oeste e norte do RS chove principalmente na madrugada e pela manhã e a chuva vai parando durante a tarde.

Na maioria das áreas da Região Sudeste e do Centro-Oeste a chuva ocorre durante a tarde e à noite. Mas já chove desde a madrugada em várias áreas do estado de São Paulo.

 

Alertas meteorológicos para  11/03/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Belém, Macapá, Palmas, São Luis, Teresina,Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador

 

Alerta especial: perigo de temporal e chuva muito volumosa no litoral sul de SP, no litoral do PR, no Vale do Itajaí e litoral de SC

 

Alerta para temporais: no Sul do Brasil ( exceto no sul do RS), em SP ( exceto no norte do estado), em MS (exceto no nordeste do estado), no centro-oeste e sul de MT, em RO (exceto no norte do estado), no oeste do AC, no litoral do AP, no leste e litoral do PA, norte do TO, no MA, no centro, oeste e norte do PI 

 

Atenção para chuva moderada a forte e com  raios, de forma isolada: norte de SP, sul e interior do RJ, em MG (exceto no oeste do estado), no interior do ES, no sul, leste e oeste da BA, no leste de SE, no sertão da PB, no RN, no centro, sul e leste do PI, no TO (exceto no norte do estado), no nordeste de MS, no oeste e centro-norte de GO, DF, norte e centro, leste de MT, no PA (exceto no leste e litoral do estado), no interior do AP, no oeste e sul de RR, no AM, norte de RO

 

Atenção para chuva moderada no litoral de AL e de PE

+ mais notícias