Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva em SP no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Uma frente fria avança do Sul do Brasil em direção ao litoral de SP e estimula a formação de nuvens carregadas sobre o estados de São Paulo e também de Mato Grosso do Sul e do Paraná. Na sexta-feira, 11, choveu forte  no litoral sul  e no Vale do Ribeira. Na madrugada deste sábado, as áreas de chuva forte que estavam no interior paulista avançaram sobre a Grande São Paulo.

 

Volumes de chuva elevados na madrugada do sábado

 

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, em apenas 3 horas, entre 0h50 e 3h50, aproximadamente,  choveu 89,3 mm na região Sorocaba, 79,2 mm em Paulínia, 62,6 mm em Boituva, , 59, 4mm em Laranjal Paulista, 57,8 mm na Praia Grande, 538 mm em Jundiaí e 550,5 mm em São Paulo/Capão Redondo.

 

Risco de chuva forte

 

Durante o fim de semana, a passagem desta frente fria pelo litoral paulista provoca chuva forte em São Paulo. Nuvens carregadas que se formam no Paraná e em Mato Grosso do Sul também podem se deslocar para São Paulo trazendo chuva forte.

 

 

Foto: São Paulo (SP), por Irlan Romain

 

Temperatura cai

 

A chuva e a entrada de ventos frescos, de origem polar, que vieram com a frente fria, aliviam o calor. Nesta sexta-feira, 11 de março, depois de 19 dias consecutivos, finalmente a temperatura máxima baixou de 30°C na cidade de São Paulo. A máxima foi de 27,8°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura cai um pouco mais no fim de semana

 

 

Temporal no Vale do Ribeira e no litoral sul

 

A animação de imagens de satélite mostra uma grande mancha vermelha no litoral sul de SP, que representa um aglomerado de nuvens com potencial para muitos raios e chuva forte. A Climatempo alertou ontem para a chuva volumosa exatamente sobre esta região. Volumes de chuva registrados pelo Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - em apenas 3 horas, entre 19h50 e 22h50 da sexta-feira, 11 de março: Iguape: 63,1 mm; Jacupiranga: 42,6 mm (37,3 mm em 1h); Ilha Comprida: 38,8 mm)

 

 

Tempestade litroral SUL de SP 11-3-2022

temporal no Sul de SP e Vale do Ribeira em 11/3/2022

 

+ mais notícias