Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

SP tem mais temporais na última semana do verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A última semana do verão de 2022 está sendo marcada por temporais na região da Grande São Paulo e também em áreas do interior e do litoral paulista. A recente passagem de uma frente fria ajudou a formar áreas de instabilidade bastante intensas que provocaram grandes volumes de chuva em diversas áreas do estado, incluindo a região metropolitana de São Paulo.

 

Temporal em São Paulo na tarde de 15/3/2022 (Foto: Climaaovivo)

 


Temporal na Grande SP

 

O temporal que caiu na tarde de 15 de março fez com que o córrego Paciência transbordasse na zona norte da capital. Esta foi a região da cidade que teve chuva mais intensa. Segundo dados do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura, em apenas uma hora choveu 55,2 mm na região da Vila Maria. O acumulado de 4 horas foi de 72 mm.

 

Na região de Santana, também na zona norte da capital, choveu 46,6 mm em apenas uma hora e o total acumulado em 4 horas foi de 51,0 mm.

No centro da cidade, na região da Sé, choveu 39,5 mm em 1 hora, com acumulado de 48,8 mm em 3 horas. Na zona leste, no Itaim Paulista, choveu 27,4 mm em 1 hora.

 

Confira as imagens do temporal sobre São Paulo na tarde de 15/3/2022, com imagens das câmeras do Climaaovivo

 


 

 

 

Quase 200 mm em 24 horas no Guarujá

No litoral paulista, o Guarujá foi uma das regiões mais atingidas pela chuva volumosa provocada pela passagem de uma frente fria na madrugada desta terça-feira, 15 de março.

 

Segundo dados do Cemaden   Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais,  entre 18 horas do dia 14 e 18 horas de 15 de março, aproximadamente, algumas áreas do Guarujá receberam quase 185 mm de chuva. Em Santos, na região do Estuário, o acumulado foi de 110 mm em 24 horas. São Sebastião, na praia de Toque-toque Pequeno, choveu 82,5 mm nesse período e na Ilhabela choveu 79,8 mm.

 

Temporal no Vale do Paraíba

 

Conforme já previsto pela Climatempo, a região do Vale do Paraíba teria grandes volumes de chuva nesta terça-feira 15 de março. E isso se confirmou. Segundo o Cemaden, em apenas 3 horas horas durante a tarde desta terça-feira a região de Canas recebeu 48,8 mm de chuva e em São José dos Campos choveu 50,4 mm. A região de Paraibuna acumulou 38mm em 6 horas.

 

A região de Lorena teve cerca de 26 mm em apenas uma hora e na região de Jacareí choveu quase 45 mm em 3 horas. Jacareí teve 44,6mm de chuva em 3 horas.

 

Em outras áreas do interior paulista também choveu de forma volumosa nesta terça-feira. O Cemaden registrou 48,6 mm em 6 horas na região de São José do Rio Preto. Bragança Paulista acumulou 35,4 mm em 3 horas.

 

 

Mais chuva até o fim da semana

A frente fria que aumentou a chuva nas últimas 24 horas já se afastou do litoral Paulista. Mas a presença de ar quente muito úmido mantém as condições para formação de grandes nuvens carregadas, que vão provocar mais pancadas de chuva nesta quarta-feira por todo o estado de São Paulo. Na Grande São Paulo e interior, as pancadas de chuva retornam a partir da tarde, mas o litoral pode ter chuva já pela manhã.

 

A quarta-feira será outro dia abafado no estado de São Paulo. A quinta e a sexta feira terão maiores períodos com sol, porém as pancadas de chuva voltam a acontecer à tarde à noite, mas o risco de temporal é menor.

 

 

Forte frente fria à vista

Atenção! Climatempo alerta para a chegada de uma forte frente fria no fim de semana da virada do verão para o outono. Confira aqui as condições do tempo para o estado de São Paulo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias