Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Os eventos extremos do tempo e do Clima estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos em todo planeta, como resultado das mudanças climáticas. Além dos problemas causados pelo crescimento populacional, urbanização e degradação ambiental, mais do que nunca, cada vez mais pessoas estão expostas aos riscos relacionados às mudanças climáticas

 

As previsões do tempo não estão sendo mais suficientes. Previsões baseadas nos impactos que afetam a população são vitais para salvar vidas e os meios de subsistência.

 

Melhorar a  coordenação entre os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, entre as autoridades de gestão de desastres e as agências de desenvolvimento, é fundamental para a melhoria dos sistemas de prevenção, preparação e resposta frente ao aumento dos riscos associados com as mudanças climáticas.

 

A pandemia de covid-19 multiplicou os desafios enfrentados pela sociedade e enfraqueceu os mecanismos de enfrentamento. A pandemia também destacou que, em nosso mundo interconectado, precisamos adotar uma abordagem verdadeiramente transfronteiriça e focada em multirriscos para progredir em direção às metas globais de ação climática, redução de risco de desastres e desenvolvimento sustentável.

Estar preparado e ser capaz de agir na hora certa, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger os meios de subsistência das comunidades em todos os lugares, agora e no futuro.

 

Que futuro você quer construir? Qual o clima que você quer deixar para quem hoje tem apenas 5 anos? Os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Pedro Regotto, conversam sobre as mudanças climáticas que os seres humanos estão fazendo no nosso planeta.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias