Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Europa é coberta por poeira do Saara

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto: Lisboa, Portugal. Por Marina Malagolini

 

Céu alaranjado, com baixa visibilidade, ruas e veículos cobertos por poeira foram destaque sobre diversos país europeus desde o início desta semana. O transporte de partículas de areia e poeira do norte da África chegaram ao continente europeu por correntes de ar vindas da região do deserto do Saara. 

A Península Ibérica foi a mais atingida, e a previsão é de que esta poeira continue até quinta-feira (17), mas seu ápice acontece nesta quarta-feira (16), conforme previsão de dispersão de poeira pela Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) da Espanha. 

eutmetsat (1).
Imagem 1: Previsão de poeira sobre a Europa com maior intensidade na Espanha e Portugal. Fonte: Barcelona Dust Regional Center.

 

Não somente areia é carregada por essa massa de ar, mas também partículas de aerossol provenientes de cinzas vulcânicas, fumaças de queimadas e emissões de veículos e indústrias. 

De acordo com a imagem acima também é possível notar que não somente Portugal e Espanha foram atingidos, mas França, Alemanha, Países Baixos e até mesmo o norte da Itália recebeu parte desta poeira vinda da região do deserto do Saara. 

Essa poeira do Saara é prejudicial a saúde? 

 

A poeira provoca uma piora considerável na qualidade do ar por onde passa. No sul da Espanha, região mais atingida, autoridades governamentais recomendaram o uso de máscaras faciais PFF2 para evitar a inalação de partículas, já que podem ocasionar sintomas respiratórios.  

 

Confira imagens da poeira por países europeus

Névoa alaranjada cobre o céu de Lisboa nesta quarta-feira (16).

 

corpolisboa (1).

 Imagem 2: Lisboa na tarde de quarta-feira (16), por Marina Malagolini

 

Temporais atingiram o estado da Bavária, Alemanha. Após a chuva, a poeira se depositou sobre as superfícies, como ruas, praças e carros. 

 

corpomunich (1).

Imagem 3: Bicicleta coberta por lama em Munique, Alemanha. Foto por Lucas Cantos. 

 

corpoalemanha (1).

Imagem 4: Após "chuva de lama", carros ficam sujos nas ruas de Munique, Alemanha. Foto por Lucas Cantos.

 

 

+ mais notícias