Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

Hoje, 23 de março,  é celebrado o Dia Meteorológico Mundial (World Meteorological Day).

 

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1950 para celebrar a consolidação da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, na sigla em inglês). 

A WMO é um órgão internacional ligado à ONU e atualmente conta com 193 membros. O Brasil é filiado desde 15 de março de 1950. 

  

Tema: aviso antecipado, ação rápida

A cada ano, a  WMO escolhe um tema para o Dia Meteorológico Mundial, que seja de grande relevância para a sociedade em geral e que motive reflexões e debates pela comunidade meteorológica mundial.

 

O tema escolhido para 2022 está relacionado com a necessidade de sermos cada vez mais rápidos nos avisos de perigos que podem ser causados por fenômenos meteorológicos para que as ações de prevenção sejam realizadas de forma antecipada.

 

Aviso antecipado, ação rápida: quanto antes avisamos da possibilidade de transtornos, mais cedo conseguimos agir. 

 

Esta urgência na antecipação dos avisos e alertas de perigo para a sociedade está também relacionada com a melhoria da capacidade técnica de previsão do tempo e do Clima, mas também com a educação da população para aumentar a percepção do risco e a eficiência de comunicação com os governos e a sociedade.

 

O monitoramento de riscos meteorológicos e climáticos no curto, médio e longo prazo, para os mais variados setores da sociedade, é hoje uma das principais preocupações e área de atuação da Climatempo

 

Estar preparado e ser capaz de agir na hora certa, no lugar certo, pode salvar muitas vidas e proteger os meios de subsistência das comunidades em todos os lugares, agora e no futuro.

 

O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2022, comemorado neste 23 de março,  destaca a importância vital da informação hidrometeorológica e climática para a redução do risco de desastres naturais: Aviso antecipado, ação rápida.

 

No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia fará hoje uma live para apresentar as novas normais climatológicas do país, calculadas o período de 30 de ano de 1991 a 2020 e vai mostrar como clima no Brasil mudou nos últimos 30 anos


#WorldMetday

 

World Meteorological Day 2022 - Early Warning and Early Action


Hydrometeorological and Climate Information for Disaster Risk Reduction

 

+ mais notícias