Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana com alerta de temporais no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

A semana ainda começa fria e seca sobre grande parte do Sul do Brasil. Os ventos que sopram do mar transportam umidade para áreas do leste de Santa Catarina e do Paraná, mas a previsão é de pouca chuva nestas regiões. 

 

 

Dia de grande amplitude térmica

O amanhecer começa frio no estado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28). A cidade de Bom Jesus pode amanhecer com apenas 8 °C, mas gradualmente com a presença do sol, as temperaturas se elevam e a máxima chega aos 24 °C. A sensação ainda será de frio, diferente da capital Porto Alegre, que já volta ter temperaturas um pouco mais elevadas. A mínima ainda começa com 15 °C na capital gaúcha e a máxima chega aos 28 °C.

 

Entenda o que é amplitude térmica

 

A massa de ar frio ainda segue impedindo a formação de nuvens carregadas no sul e interior do Paraná, oeste de Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, por isto não chove sobre estas regiões. Por outro lado, ainda há umidade sobre parte do litoral norte catarinense, no litoral e no norte do Paraná, mas a previsão é de pouca chuva.

 

Atenção! A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia sobre o sudoeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina e no noroeste gaúcho.

 

Pode ventar entre o litoral sul e o sul do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h ao longo do dia.

 

 

Frente fria provoca temporais 

Na terça-feira (29) voltam as condições para pancadas de chuva a partir da tarde devido ao aquecimento em grande parte da Região Sul. Com a proximidade de uma grande frente fria, o risco de temporais aumenta no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, principalmente a partir da tarde.

 

GettyImages-177513264

Foto: Getty Images

 

Na quarta (30) a frente fria avança forte sobre o Sul do país, espalhando muitas instabilidades por todos os estados e provocando temporais, com raios e ventania de 60 a 80 km/h. A chuva será muito intensa e tem risco para grandes acumulados no centro-norte do Rio Grande do Sul, no sul e interior de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. 

 

A chuva perde intensidade a partir de quinta-feira (31) no estado gaúcho, mas ainda ocorrem pancadas de chuva com moderada a forte intensidade com rajadas de vento entre Santa Catarina e o Paraná.

 

Na retaguarda da frente fria o ar frio de origem polar volta atuar e diminui as temperaturas sobre todas as áreas da Região, inclusive nas capitais. A semana que começa com temperaturas mais amenas, terminará com sensação de frio!

 

Saiba como ficam as temperaturas na capital Porto Alegre
 

Mar agitado

 

A circulação de ventos reforça a agitação marítima sobre as praias do Sul do Brasil. Até a noite de quarta (30) as ondas podem variar de 2 a 2,5m no litoral do Rio Grande do Sul. Na quinta (31) a agitação marítima aumenta com ondas de até 3m na costa do estado gaúcho e de até 2m nas praias de Santa Catarina e do Paraná.

 

 

 


Leia também: Mês de março termina com chuva forte no Rio de Janeiro

+ mais notícias