Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recordes de frio à vista

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Uma nova frente fria chega com força ao Brasil nesta terça-feira e traz chuva forte para o Rio Grande do Sul. Nesta próxima quarta-feira, 30 de março, as áreas de instabilidade desta frente fria devem espalhar os temporais sobre a Região Sul, mas também vai aumentar as condições para chuva forte em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.


Mas além da chuva, o que chama atenção nesta frente fria é a sua massa de ar frio, de origem polar. O ar frio vai conseguir avançar pelo interior do continente alcançando o norte do Argentina, o sul da Bolívia e o Paraguai. Mas é justamente este tipo de trajetória que faz com que o ar frio entre facilmente sobre o interior da Região Sul, em áreas de  São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até de Rondônia e do Acre.

 

 

Foto: Curitiba (PR), por Maria Josélia Augusta

 


Recordes de frio à vista

 

Esta massa de ar frio vai fazer o mês de março terminar com forte queda da temperatura no centro-sul do Brasil, com previsão de quebra de vários recordes de temperatura mais baixa do ano e de tarde mais fria, até agora. 


Uma situação pouco comum poderá ser observada com esta massa de ar frio: uma friagem bastante precoce em Rondônia e no Acre. Isto está sendo esperado para a sexta-feira e as capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) podem ter recorde de de baixa temperatura.


As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá devem registrar recordes de menor temperatura da madrugada e /ou da tarde na quinta-feira, 31 de março ou na sexta-feira, 1 de abril


Confira as menores temperaturas registradas este ano pelo Instituto Nacional de Meteorologia nestas capitais, até o dia 28/3/32022 


Porto Alegre: 14,9°C (20/3); 20,9°C (12/3)

Florianópolis: 17,4°C (18/2); 22,2°C (20/3)

Curitiba: 12,9°C (17/2); 19,0°C (20/3)

São Paulo: 15,7°C (21/3); 20,8°C (8/1)

Campo Grande: 19,7°C (18/2); 26,9°C (24/3)

Cuiabá: 21,8°C (13/3); 29,1°C (28/1)

+ mais notícias