Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vem frio aí outra vez

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

Vem vindo aí uma nova onda de ar frio que vai influenciar a Região Sul e também parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Até mesmo uma nova friagem na Região Norte também não pode ser descartada.


O frio não será muito intenso ainda. A queda da temperatura deve ser semelhante à que ocorreu na virada de março para abril. Mas desta vez, o frio será mais seco. Geada e alguma temperatura negativa poderá ser considerada apenas nas serras gaúcha e catarinense. É possível que ocorram temperaturas na marca dos 10°C em Mato Grosso do Sul e até em algumas áreas de São Paulo e do Sul de Minas.


Confira agora alguns detalhes sobre esta nova massa de ar frio que chega ao Brasil na véspera do feriado prolongado da Páscoa.

 

 

Fonte: Getty Imagens

 


Quando chega o frio?

 

A frente fria que vem trazendo esta nova massa de ar frio de origem polar começa a influenciar a Região Sul do Brasil no dia 14 de abril. Antes disso, a Região Sul terá muita chuva, mas a temperatura não tem uma queda muito acentuada.

 

É durante o dia 15 de abril, na sexta-feira, que o ar frio começa a se espalhar de vez pelo Brasil. 

 

Qual o caminho do centro da massa de ar frio?

 

Esta nova massa de ar frio de origem polar vai começar entrar na Argentina no dia 12 de abril. Mas é no dia 14 que o centro do ar frio (região mais fria do sistema) vai alcançar a região centro-leste da Argentina, com cerca de 1025 hPa.

O centro do ar frio avança para o oceano no dia 15 de abril, sexta-feira, passando sobre a região entre o litoral da província de Buenos Aires e do Uruguai

 

No fim de semana, 16 e 17 de abril,  esta massa de ar frio de origem polar ganha um pouco de força sobre o oceano, na altura da costa do Uruguai. Depois, esta massa de ar polar vai se deslocando sobre o oceano, mas ainda jogando vento frio para as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

 


Como o ar frio vai se espalhar pelo país?


No dia 14 de abril, quinta-feira, o ar frio de origem polar se espalha rapidamente sobre o Sul do Brasil e já será sentido também em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e até no Rio De Janeiro. Quase toda a Região Sul já terá um dia frio, mas com sol. Mas nestas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio se mistura com a chuva e a sensação de desconforto poderá incomodar muita gente. O Sul terá o frio com sol, mas as outras áreas terão o frio úmido.

 

Temperaturas próximas de 0°C poderão ocorrer em áreas da serras gaúcha e catarinense.


No feriado da sexta-feira, 15 de abril, o frio aumenta em toda a Região Sul do Brasil e também vai esfriar mais em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro- sul de Minas Gerais. A temperatura cai também no Espírito Santo e o calor diminui nas outras regiões mineiras, no oeste e sul de Mato Grosso e até em Rondônia e no Acre.


No sábado, 16 de abril, o ar frio continua sentido em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e na Região Sudeste. O dia amanhece mais fresco no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre e em Rondônia, mas não será o frio intenso que fez no início de abril.

 

Na madrugada dos dias 15 e 16 de abril, a temperatura poderá ficar em torno dos 10°C em áreas do sul de São Paulo e também em vários locais do estado de Mato Grosso do Sul.


No dia 17 de abril, domingo, o ar frio de origem polar ainda será sentido na madrugada e pela manhã no Sul e no Sudeste do Brasil, mas a tendência já é de maior aquecimento ao longo do dia. 

 

Em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, o dia já será de calor, com temperaturas acima dos 30°C durante a tarde.


Durante a segunda-feira, dia 18 de abril,  um pouco do ar frio ainda será sentido em áreas do Sul e do Sudeste do país, mas menos acentuado do que no fim de semana. A tendência é de elevação de temperatura.

 

Previsão da média das temperaturas mínimas entre os 15/04/2022 no Brasil. Fonte: Climatempo

 


Temperatura negativa

 

O maior impacto desta nova massa de ar frio de origem polar será sobre a Região Sul do Brasil, que estará mais próxima do centro do ar frio. Mas ainda não será um frio muito intenso. A expectativa é de que as temperaturas fiquem próximas do que foi observado com a passagem da massa de ar frio na virada de março para abril.

 

Há uma pequena chance de temperatura ligeiramente abaixo de zero, mas apenas na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 15 de abril, nas áreas mais elevadas da Serra catarinense


De forma geral, as temperaturas mais baixas durante a passagem desta massa de ar frio sobre o Brasil devem ficar entre 1°C e 5°C. Essas temperaturas poderão ser observadas na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e também em algumas áreas mais elevadas ao sul do Paraná.

 

 

Geada

A chance de ocorrência de geada durante a passagem desta nova massa de ar frio é considerada apenas para o Sul do Brasil. Por enquanto, o frio não será forte para que o fenômeno ocorra em estados como São Paulo ou Mato Grosso do Sul.

A maior chance para ocorrência de alguma geada será na sexta-feira, 15 de abril, em áreas da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e também nas serras gaúcha e catarinense.

Uma pequena possibilidade de geada também pode ser considerada para o extremo sul do Paraná.

 

 


Ar frio na última semana de abril

Outra frente fria associada a um forte ciclone extratropical deve avançar pelo Brasil na última semana de abril de 2022. Essa frente fria poderá provocar um novo resfriamento acentuado especialmente no Sul do Brasil.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias