Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vem frio aí outra vez

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Vem vindo aí uma nova onda de ar frio que vai influenciar a Região Sul e também parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Até mesmo uma nova friagem na Região Norte também não pode ser descartada.


O frio não será muito intenso ainda. A queda da temperatura deve ser semelhante à que ocorreu na virada de março para abril. Mas desta vez, o frio será mais seco. Geada e alguma temperatura negativa poderá ser considerada apenas nas serras gaúcha e catarinense. É possível que ocorram temperaturas na marca dos 10°C em Mato Grosso do Sul e até em algumas áreas de São Paulo e do Sul de Minas.


Confira agora alguns detalhes sobre esta nova massa de ar frio que chega ao Brasil na véspera do feriado prolongado da Páscoa.

 

 

Fonte: Getty Imagens

 


Quando chega o frio?

 

A frente fria que vem trazendo esta nova massa de ar frio de origem polar começa a influenciar a Região Sul do Brasil no dia 14 de abril. Antes disso, a Região Sul terá muita chuva, mas a temperatura não tem uma queda muito acentuada.

 

É durante o dia 15 de abril, na sexta-feira, que o ar frio começa a se espalhar de vez pelo Brasil. 

 

Qual o caminho do centro da massa de ar frio?

 

Esta nova massa de ar frio de origem polar vai começar entrar na Argentina no dia 12 de abril. Mas é no dia 14 que o centro do ar frio (região mais fria do sistema) vai alcançar a região centro-leste da Argentina, com cerca de 1025 hPa.

O centro do ar frio avança para o oceano no dia 15 de abril, sexta-feira, passando sobre a região entre o litoral da província de Buenos Aires e do Uruguai

 

No fim de semana, 16 e 17 de abril,  esta massa de ar frio de origem polar ganha um pouco de força sobre o oceano, na altura da costa do Uruguai. Depois, esta massa de ar polar vai se deslocando sobre o oceano, mas ainda jogando vento frio para as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

 


Como o ar frio vai se espalhar pelo país?


No dia 14 de abril, quinta-feira, o ar frio de origem polar se espalha rapidamente sobre o Sul do Brasil e já será sentido também em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e até no Rio De Janeiro. Quase toda a Região Sul já terá um dia frio, mas com sol. Mas nestas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio se mistura com a chuva e a sensação de desconforto poderá incomodar muita gente. O Sul terá o frio com sol, mas as outras áreas terão o frio úmido.

 

Temperaturas próximas de 0°C poderão ocorrer em áreas da serras gaúcha e catarinense.


No feriado da sexta-feira, 15 de abril, o frio aumenta em toda a Região Sul do Brasil e também vai esfriar mais em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro- sul de Minas Gerais. A temperatura cai também no Espírito Santo e o calor diminui nas outras regiões mineiras, no oeste e sul de Mato Grosso e até em Rondônia e no Acre.


No sábado, 16 de abril, o ar frio continua sentido em todo o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e na Região Sudeste. O dia amanhece mais fresco no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre e em Rondônia, mas não será o frio intenso que fez no início de abril.

 

Na madrugada dos dias 15 e 16 de abril, a temperatura poderá ficar em torno dos 10°C em áreas do sul de São Paulo e também em vários locais do estado de Mato Grosso do Sul.


No dia 17 de abril, domingo, o ar frio de origem polar ainda será sentido na madrugada e pela manhã no Sul e no Sudeste do Brasil, mas a tendência já é de maior aquecimento ao longo do dia. 

 

Em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, em Rondônia e no Acre, o dia já será de calor, com temperaturas acima dos 30°C durante a tarde.


Durante a segunda-feira, dia 18 de abril,  um pouco do ar frio ainda será sentido em áreas do Sul e do Sudeste do país, mas menos acentuado do que no fim de semana. A tendência é de elevação de temperatura.

 

Previsão da média das temperaturas mínimas entre os 15/04/2022 no Brasil. Fonte: Climatempo

 


Temperatura negativa

 

O maior impacto desta nova massa de ar frio de origem polar será sobre a Região Sul do Brasil, que estará mais próxima do centro do ar frio. Mas ainda não será um frio muito intenso. A expectativa é de que as temperaturas fiquem próximas do que foi observado com a passagem da massa de ar frio na virada de março para abril.

 

Há uma pequena chance de temperatura ligeiramente abaixo de zero, mas apenas na madrugada e amanhecer da sexta-feira, 15 de abril, nas áreas mais elevadas da Serra catarinense


De forma geral, as temperaturas mais baixas durante a passagem desta massa de ar frio sobre o Brasil devem ficar entre 1°C e 5°C. Essas temperaturas poderão ser observadas na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e também em algumas áreas mais elevadas ao sul do Paraná.

 

 

Geada

A chance de ocorrência de geada durante a passagem desta nova massa de ar frio é considerada apenas para o Sul do Brasil. Por enquanto, o frio não será forte para que o fenômeno ocorra em estados como São Paulo ou Mato Grosso do Sul.

A maior chance para ocorrência de alguma geada será na sexta-feira, 15 de abril, em áreas da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e também nas serras gaúcha e catarinense.

Uma pequena possibilidade de geada também pode ser considerada para o extremo sul do Paraná.

 

 


Ar frio na última semana de abril

Outra frente fria associada a um forte ciclone extratropical deve avançar pelo Brasil na última semana de abril de 2022. Essa frente fria poderá provocar um novo resfriamento acentuado especialmente no Sul do Brasil.

 

 

+ mais notícias