Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Destaques da previsão do tempo para o BR nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

Ao longo desta semana, no período entre 17 e 22 de abril, a chuva tende a ficar concentrada nas áreas mais ao norte do país. Enquanto isso, o ar mais seco vai impedir a ocorrência de chuva em muitos estados do centro-sul brasileiro.

 

Vários sistemas meteorológicos contribuem para a formação das instabilidades entre o Norte e o Nordeste. A frente fria que está na altura da Bahia vai se afastar nos próximos dias, mas os ventos que sopram do oceano ainda vão levar bastante umidade para as áreas do leste do Nordeste. Além disso, na costa norte do país, a Zona de Convergência Intertropical(ZCIT) também favorece a formação de nuvens carregadas.

 

download (94)

 

Os volumes de chuva podem alcançar os 100mm em várias áreas do Norte e Nordeste, e até valores em torno de 150/200mm nas áreas de divisa entre o Amazonas e o Pará. Com a chuva frequente, os volumes também serão bastante expressivos em Salvador. Já choveu bastante neste fim de semana e a tendência é que a chuva persista, podendo trazer transtornos para a população.

 

Confira o destaque especial para Salvador

 

Ar mais seco

A maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve ficar sob predomínio do sol e com tempo firme nos próximos dias. A chuva tende a ser um pouco mais intensa no norte do estado de Mato Grosso, onde a semana deve ser um pouco mais instável.

 

No Centro-Oeste a chuva continua concentrada no norte de Mato Grosso até o fim da semana e só chove em alguns pontos do centro-sul de Mato Grosso do Sul na sexta-feira.

 

No Sul, até quarta só chove em pequenas áreas do leste da Região, mas entre quinta e sexta a umidade aumenta e algumas pancadas de chuva com raios já podem acontecer na Região. Não se descarta o risco de algumas pancadas mais fortes. 

 

No Sudeste a semana começa com possibilidade de chuva no litoral de SP, em parte do litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, além do Sul de Minas e Serra da Mantiqueira. No entanto, o sol aparece em todo Sudeste no decorrer do dia. Os volumes de chuva não devem ser elevados.

 

A chuva ainda persiste nas áreas de divisa entre Minas Gerais e São Paulo na terça, mas entra quarta e quinta, o sol predomina e o tempo fica firme em toda Região. Na sexta, a chance de chuva aumenta no litoral paulista, em áreas do sul e oeste do estado, além do sul de Minas, Zona da Mata Mineira e Região Serrana do Rio, mas ainda é pouca chuva.

 

Várias áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão dias típicos de outono, com a presença do sol, ar mais seco e temperaturas mais amenas. Outro destaque será o nível da umidade relativa do ar que tende a ficar baixo durante as tardes, principalmente no interior destas regiões. É importante redobrar os cuidados com a hidratação neste período.

 

Temperaturas

Quanto às temperaturas, o frio tende a diminuir em relação ao fim de semana. Não há mais condições para geada no Sul do Brasil, mas ainda serão dias com temperaturas mais amenas. Com a presença do sol, as temperaturas até sobem um pouco mais, porém as noites e madrugadas continuam frias. 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias