Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Previsão do tempo para o feriado de Tiradentes e Carnaval 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

O feriado de Tiradentes será bem diferente em relação ao da Páscoa nas áreas do centro-sul do Brasil. Dessa vez, não haverá influência de frente fria e massas polares. A previsão indica algumas pancadas de chuva, mas de forma isolada e sem frio intenso. Já em relação às Regiões Norte e Nordeste, que seguem com muita chuva nos últimos dias, a tendência é que o tempo continue instável e ainda com chuva forte em vários pontos. 

 

Além do feriado, depois de um ano de suspensão devido à pandemia da Covid-19, os desfiles do Carnaval 2022 também vão acontecer ao longo do fim de semana em São Paulo e no Rio De Janeiro.

 

GettyImages

 

Como fica o tempo no Brasil no feriado e nos desfiles do fim de semana?

 

De forma geral, as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão pouca chuva nos próximos dias e a tendência é de temperaturas mais altas no fim da semana. A sensação durante as tardes será de calor na maioria das áreas. As noites e madrugadas já não devem ser tão frias em relação ao feriado da Páscoa, mas ainda fica fresquinho, como é comum no outono.

 

O Sul do país é que fica mais instável. A circulação de ventos nos níveis mais altos da atmosfera vai favorecer a ocorrência de chuva e que até pode vir forte em alguns pontos, mas o tempo não vai ficar fechado. O sol aparece no Sul e as temperaturas ficam mais altas. Não há previsão para frio intenso e nem há chance para geada, como ocorreu no feriado da Páscoa.

 

A maior parte do Sudeste segue sem chuva nos próximos dias e com temperaturas mais altas. Até chove em algumas áreas do sul de Minas na sexta-feira, em áreas do sul e leste de São Paulo entre sexta e sábado, e na Região Serrana do Rio no domingo, mas sem volumes muito elevados. As capitais Vitória e Belo Horizonte ficarão sem chuva até o início da próxima semana.

 

Rio de Janeiro: Um decreto da Prefeitura do Rio determinou ponto facultativo na cidade nos dias 20 e 22. Com isso, o feriado de Tiradentes e São Jorge será ampliado, além de contar também com os desfiles das escolas de samba no fim desta semana.

 

As noites e madrugadas ainda serão mais fresquinhas, se comparado com os carnavais que costumam ser no verão na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, a previsão é de tempo estável, sem condições para chuva até o fim de semana. Com isso, o feriado de Tiradentes e os desfiles do próximo fim de semana, serão marcados por tempo firme, com predomínio de sol ao longo dos dias e, apesar das noites mais frescas, as tardes serão quentes. Até há previsão para uma noite com muitas nuvens entra quarta e quinta-feira, mas sem chuva.

 

Veja aqui como ficam as temperaturas na cidade do Rio

 

São Paulo: Os últimos dias foram frios em São Paulo, mas as temperaturas já estão em elevação. As noites e madrugadas também seguirão frias, mas as tardes já ficam mais quentinhas até o fim da semana. A chance de chuva é pequena, poucas áreas devem receber chuva neste período.

 

Na quinta-feira não chove em todo estado, mas entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, há chance de algumas pancadas de chuva na cidade de São Paulo. Não há previsão para temporais, mas já pode chover em alguns pontos da cidade. Os ventos ganham força na sexta-feira e as rajadas de vento podem alcançar 40 a 60km/h.

 

Veja como ficam as temperaturas na cidade de São Paulo

 

No Centro-Oeste, o sol predomina e as temperaturas ficam elevadas. A umidade relativa do ar pode atingir índices críticos em alguns municípios. Até chove em algumas áreas, mas é pouca chuva. Capitais como Goiânia, Brasília e Cuiabá ficarão com tempo firme neste período. Cuiabá só deve ter uma chuva isolada na tarde/noite de sábado. Em Campo Grande há possibilidade de algumas pancadas de chuva entre sexta e domingo, mas de forma pontual. O predomínio é de sol e esquenta durante as tardes.

 

No Norte deve chover de forma mais intensa entre quinta e sexta, principalmente entre Roraima, Amapá e áreas entre o Pará e o Amazonas. As pancadas devem ter pancadas de chuva em todos os dias, mas de forma mais localizada comparando com os últimos dias. A chuva ainda pode vir forte e acompanhada de alguns raios e trovoadas. mas os acumulados tendem a ser mais baixos no fim de semana.

 

No Nordeste a chuva diminui, o que é uma boa notícia para Salvador que já enfrentou muita chuva. Ainda chove em praticamente todos os estados, mas com pancadas mais intensas, principalmente na costa norte da Região.

 

Atenção com as atualizações ao longo dos próximos dias! Confira a previsão para a sua cidade no campo de busca na home do site!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias