Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Consumo de carne e o desmatamento da Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

58% dos brasileiros querem saber se a carne que consomem está relacionada ao desmatamento da Amazônia. Pesquisa realizada pelo Reclame AQUI foi encomendada pelo Radar Verde, iniciativa que vai trazer mais transparência para a cadeia da carne.


São grandes as chances de que a carne que você - e o resto do mundo - come venha de um animal que pastou onde um dia já foi floresta amazônica. Isso  porque boa parte das áreas de floresta desmatadas nas últimas décadas foram, inicialmente, destinadas a abrir espaço para o gado. 


O Brasil é um dos maiores produtores globais de carne bovina. Mais de 40% do nosso rebanho está localizado nos estados que compõem a Amazônia Legal, e os brasileiros estão preocupados com isso.

 

 

 

Consumidor brasileiro quer saber se a carne que consome está relacionada a desmatamento

 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Reclame AQUI com mais de 9 mil pessoas, mais de 40% dos entrevistados responderam que já deixaram de comprar carne de fabricantes associados ao desmatamento ou violação de leis ambientais.


Segundo o estudo, 58% dos participantes afirmaram que a informação clara sobre a procedência da carne é um fato relevante na hora da decisão da compra. Além disso, a maioria (79%) afirmou que quem vende a carne bovina (supermercados e frigoríficos) deve ser responsável por verificar se a produção causou ou está relacionada com o desmatamento.


Encomendada pela iniciativa Radar Verde, que visa trazer mais transparência para  cadeia da carne,  a pesquisa revelou que os brasileiros acham importante rastrear a carne que consomem. Dados inéditos foram revelados no lançamento oficial do indicador, que pode ser assistido no Youtube da Iniciativa.

 

Sistema alimentar gera 1/3 das emissões de CO2

 

 

100% dos consumidores querem indicadores transparentes


Os consumidores também responderam sobre que tipo de garantia seria suficiente para que eles confiassem que a produção da carne consomem não está associada ao desmatamento. Todos afirmaram que gostariam de ter acesso a indicadores transparentes sobre as políticas de sustentabilidade dos fabricantes de carne

 

O déficit de transparência e controle dessa cadeia produtiva deve afetar cada vez mais as vendas das empresas. Entre os mais de 9 mil consumidores que responderam à pesquisa, 4.008 disseram que já deixaram de comprar carne de fabricantes publicamente associados ao desmatamento e 43% afirmaram que a marca da carne é um fator importante na hora da escolha. 


Caso a rastreabilidade fosse regra, 73% dos consumidores disseram  que deixariam de comprar em supermercados e frigoríficos que não conseguem garantir a procedência da carne que vendem e que a produção não causou desmatamento.

 


Metodologia da pesquisa

 

A pesquisa foi aplicada pelo Instituto Reclame AQUI nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2021 e respondida por 9.832 usuários. O formulário de perguntas foi publicado no site do Reclame AQUI em todas as áreas de acesso aos consumidores, exceto na área de reclamações. Puderam responder à pesquisa todos os consumidores que acessaram a plataforma.

 


O Radar Verde

 

Idealizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e O Instituto O Mundo Que Queremos, o indicador vai mostrar para os consumidores quais frigoríficos e redes varejistas têm melhor controle e transparência sobre sua cadeia de produção, a fim de garantir que a carne que vendem não causou desmatamento na Amazônia, nem direta, nem indiretamente.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias