Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Empresas desenvolvem maior base de dados do setor eólico e solar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O crescimento da energia eólica e solar nos últimos anos impulsiona a necessidade de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que este tipo de geração possui grande impacto das condições meteorológicas. No entanto, uma das grandes dificuldades em trabalhar com dados meteorológicos é a disponibilidade de uma base de dados completa, confiável, sem falhas e com uma longa série de dados para determinadas regiões de interesse. Dessa maneira, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apoiada pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, contratou o laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Climatempo para a construção da maior base de dados direcionada ao setor eólico e solar, trazendo informações de diversas variáveis meteorológicas que impactam diretamente estes setores.

 

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a disponibilização de uma plataforma digital onde estará disponível uma base histórica de dados climáticos confiáveis, além de trazer um conjunto de produtos e ferramentas visando a geração de informações  que contribuam para um planejamento de investimentos mais eficiente nos  setores eólico e solar.

 

Todos os dados disponíveis na plataforma serão validados por meio de técnicas estatísticas e por  dados observados, de maneira que o produto final seja devidamente calibrado e confiável para avaliação de potencial de geração de energia por meio das fontes eólica e solar.. A plataforma disponibilizará dados para todo o Brasil dos últimos 40 anos de velocidade e direção do vento em diferentes altitudes, radiação solar, entre outros.

 

Esta plataforma poderá  se tornar referência para o setor eólico e solar, de maneira que qualquer instituição poderá fazer uso da mesma. Este referencial trará um conjunto de produtos para o setor eólico e solar, com dados embasados em observações, multimodelos com métodos e critérios técnico-científicos que visem a produção de insumos que contribuam para uma alocação eficiente dos investimentos públicos e privados no setor de energia. O projeto, já em execução, deverá ter sua plataforma de dados disponível para o setor até o final do ano. Até lá estaremos divulgando a evolução do trabalho para vocês, fiquem ligados!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias