Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva derruba a temperatura em Florianópolis e em Porto Alegre

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por


As capitais Florianópolis e Porto Alegre registraram a menor temperatura máxima de 2022 , até agora, nesta segunda-feira, 3 de maio. As áreas de instabilidade que se espalharam sobre  o Sul do Brasil deixaram as duas capitais com predomínio de céu nublado e chuva,  causando a queda da temperatura.


Em Porto Alegre, pela medição convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima foi de 18,2°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima deste ano era de 20,9°C, em 13 de março.

 

 

Foto: Florianópolis (SC), Getty imagens


Em Florianópolis,  pela medição automática do Inmet, a temperatura máxima foi de 20,8°C, registrada às 3 horas da madrugada do dia 2 de maio. O recorde anterior de menor temperatura máxima deste ano era de 21,8°C, observado nos dias 1 e 30 de abril.

 

O tempo chuvoso predomina nesta terça-feira, 3, em Florianópolis e em Porto Alegre e há possibilidade de novo recorde de menor temperatura máxima nas duas capitais.

 

 

Chuva volumosa

 

As áreas de instabilidade que deixam o tempo chuvoso sobre quase todo o Sul do Brasil, se organizam como um ciclone extratropical e uma frente fria no decorrer desta terça-feira. Além da chuva, Porto Alegre e Florianópolis podem ter fortes rajadas de vento.


O grande volume de chuva é preocupante. A média de chuva normal para todo o mês de maio em Florianópolis é de 126,2 mm, pelos recentes cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020. Somente até o fim desta terça-feira,  3 de maio, a Climatempo prevê cerca de 120 mm acumulados. O acumulado total previsto para os dias 3, 4 e 5 de maio é de 180 mm.


Para Porto Alegre, a média de chuva normal para um mês de maio, também considerando o período de de 1991 a 2020, é de 112,8 mm. A Climatempo prevê um total de 85 mm entre os dias 3 e 5 de maio, o que representa 75% da média de chuva para o mês.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias