Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo instável e temperaturas baixas no centro-sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

A atuação de um ciclone próximo à costa do Rio Grande do Sul e o avanço da frente fria espalham muitas instabilidades no centro-sul do Brasil nesta segunda-feira. O ar frio também diminui as temperaturas em várias áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. No Norte e Nordeste, tempo abafado e com previsão de chuva forte.


Previsão do tempo para 16/05/2022 - segunda


A frente fria continua avançando no oceano próximo e a atuação de um ciclone próximo à costa do Rio Grande do Sul provoca ventania no litoral gaúcho. Tem previsão de rajadas de vento de até 70km/h no litoral sul e norte do estado e de até 60 km/h nas demais áreas do Rio Grande do Sul. O mar fica agitado e com risco de ressaca desde Arroio Chuí (RS) até Laguna (SC) com ondas de 2,5 metros pela manhã. Tem possibilidade de geada ao amanhecer no interior gaúcho, apesar da nebulosidade, não chove no interior de SC e na maior parte do Paraná. 

 

Foto: São Paulo (SP), por André C..

 

No Sudeste, muita instabilidade no litoral e nordeste de SP, sul e oeste de Minas Gerais e no Rio De Janeiro. Tem previsão de chuva em vários momentos, inclusive nas capitais: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Vitória, o sol aparece o dia todo e as pancadas de chuva se concentram a partir da tarde com risco de trovoadas.

 

Grande parte do Centro-Oeste com pancadas de chuva isolada nesta segunda-feira. As temperaturas ficam mais baixas em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Apesar da variação de nebulosidade, não chove em Campo Grande. No sul de Goiás, muitas nuvens de formam e chove em vários momentos, mas ainda de forma isolada. No Distrito Federal e na capital Cuiabá, sol e pancadas de chuva a partir da tarde, mas sem grandes volumes. 


O tempo fica instável desde o litoral do Rio Grande do Norte, até o litoral do Sergipe e pode chover forte nas capitas. O ar segue abafado no Norte do Brasil e tem risco de temporais no Amazonas, Acre, norte de Rondônia e leste do Amapá. Em Fortaleza, dia de sol e pancadas de chuva moderada. 


Não chove no centro-sul do Piauí, sul do Maranhão, interior do Pernambuco e da Bahia e na maior parte do estado do Tocantins. 


Alertas meteorológicos para 16/05/2022 - segunda


Alerta de temporais na região central e oeste de Minas Gerais


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo e Vitória


Alerta para temporais no Amazonas, em Roraima, Acre, norte de Rondônia e do Amapá


Chuva moderada nas capitais: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió


Rajadas de vento de 50 a 70 km/h no sul e leste do Rio Grande do Sul


Umidade do ar abaixo de 30% no norte de Goiás, interior da Bahia e no Tocantins


Rajadas de vento de 40 a 60 km/h no norte do RS e sul de SC 


Mar agitado e com ressaca: Arroio Chuí (RS) e Laguna (SC) com ondas de 2,5m


Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Paraná, oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul


Mar agitado no litoral de São Paulo

 

 

+ mais notícias