Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Relembre os episódios de neve no outono

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Durante a primeira quinzena do mês de maio ocorreram a passagem de duas frentes frias. A primeira, no início do mês, trouxe pouca chuva e de forma isolada. Já a segunda, que começou a influenciar o Brasil no dia 15 de maio, provocou acumulados mais altos, com chuva regular, e até granizo em algumas regiões, como ocorreu em Mococa, no interior paulista, e na região metropolitana do Rio De Janeiro na segunda-feira, 16 de maio.


Diante de uma semana de frio recorde em 2022, nos deparamos com previsão de neve em pleno mês de maio. Apesar de não ser frequente, esta precipitação não é inédita. Aliás, em outros anos, já tivemos neve até mesmo em abril.


Saiba mais sobre o fenômeno atual 

 

 

Foto: Getty Imagens

 

 

Relembre os episódios de neve no outono 


Neve mais precoce no país:

 

 - 17 de abril de 1999 em São Joaquim-SC. Naquele ano, estávamos sob influência do fenômeno La Niña, que predominou entre 1998 e 1999;

 

- 27 de abril de 2016 na Serra Catarinense e Gaúcha, em municípios como São Joaquim-SC, onde houve 1,1°C  de mínima e quase 10mm de chuva total ao longo dia. Naquele mês, estávamos em neutralidade das águas do Oceano Pacífico Equatorial;

 

- 30 de abril de 2012 a neve também atingiu áreas das serras Catarinense e Gaúcha, também sob influência do La Niña;

 

O mês de maio de 2007 foi bastante gelado, com influência de um fenômeno La Niña desde 2007 até 2009. Naquele maio, os dias 9, 23, 24 e 30 do mês registraram neve nas áreas serranas de Santa Catarina, em cidades mais altas, como Urupema e São Joaquim.

 

Confira também: Semana será a mais gelada do ano até agora no Brasil

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias