Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ondas de leste provocam 300 mm de chuva nas capitais do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

As ondas de leste (OL), ou distúrbios ondulatórios de leste (DOLs), são geradas em áreas tropicais e se formam em baixos níveis da atmosfera. As OL são responsáveis por importantes chuvas  no Nordeste e Norte do Brasil. Elas possuem uma periodicidade de 3 a 4 dias e comprimento entre 2.000-2.500 km, se propagando do continente africano para a América, podendo inclusive atingir áreas do Caribe. Seu período de formação acontece entre os meses de Maio a Outubro, e as primeiras ondas de leste já começam a atingir a costa leste do Nordeste.

 

A chuva nos últimos dias, provocada por uma frente fria estacionária, gerou acumulados de 205 mm em João Pessoa, e uma média de 50 mm nas capitais de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

 

postFoto por Carine Gama/ Bahia


Apesar da frente fria ir embora, as ondas de leste agora serão responsáveis por chuvas volumosas e frequentes na costa leste e norte do Nordeste. Desde segunda-feira (23) até essa sexta-feira (27), há previsão de tempestades, céu encoberto e muita chuva diariamente.

 

Nesta terça-feira (24), previsão de chuva volumosa e a qualquer momento do dia no litoral de Sergipe, Alagoas, Recife e Paraíba. A previsão é de volumes de 25 a 50 mm nestas áreas em um dia.

 

Na quarta-feira, a chuva volumosa continua, com destaque ao tempo muito encoberto e chuvoso, sobretudo nas áreas costeiras do litoral norte da Bahia (inclui Salvador), de Sergipe, Pernambuco e Paraíba.

 

A chuva ganhará mais força nas costas do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão entre quarta (25) e sexta-feira (27). 

 

A previsão do modelo meteorológico WRF indica acumulados impressionantes no total de cinco dias, ou seja, nesta semana, entre 23 e 27 de maio:

 

285mm em Aracaju-SE e Maceió-A
325mm em João Pessoa-PB
295mm em Natal-RN
235mm em Recife-PE
210mm em Fortaleza-CE

145mm em São Luís-MA


Devido a essa condição de tempo extremo, atenção redobrada para transtornos nas capitais, como alagamentos, inundações, enchentes e transbordamento de córregos e rios.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias