Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo seco aumenta risco de queimadas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Com o início da estação seca durante o outono, alcançando seu ápice durante o inverno, os focos de queimada aumentam no país, principalmente nas regiões Amazônica e Brasil Central. Na maioria dos casos são queimadas causadas pelo homem, para a limpeza vegetal de determinadas áreas ou por negligência.

 

A partir de levantamento de dados do INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) é possível perceber um aumento significativo no foco de queimadas em todos os estados brasileiros. Só no Estado de São Paulo, no ano de 2020, houve 6.123 focos ativos detectados por satélite. No ano de 2021, esse número caiu para 5.469, embora ainda seja um valor alto comparado aos últimos 10 anos. Até esta quarta-feira, 25 de maio, já ocorreram 412 queimadas em São Paulo.

 

 

Queimada no Parque do Juquery (SP) em 23/09/21. Foto: CP PM Robson Mitsuo Munhoz Guenca

 

 

Nos últimos anos, Mato Grosso se tornou o estado com o maior número de focos de queimadas do Brasil. Segundo o Observatório do Código Florestal, em 2021, o estado teve mais de 740 mil hectares de áreas atingidas por incêndios florestais, o que equivale a cerca de cinco vezes a área do município de São Paulo. Do total incendiado no estado em 2021, os biomas mais atingidos são a Amazônia, com 479,9 mil hectares, seguido pelo Cerrado, com 243,9 mil hectares e Pantanal, com 16,7 mil hectares.

 

No período entre maio de 2021 e maio de 2022, de acordo com dados do INPE, na Amazônia, foram registrados 75.930 mil focos de queimadas, sendo o bioma mais atingido do país. Na sequência aparece o Cerrado, com 64.300 mil focos, e a Mata Atlântica, com cerca de 19 mil focos.

 

As queimadas desencadeiam uma série de alterações e impactos no meio ambiente. Provocam a erosão no solo, influenciam a fauna, acarretando a morte de animais e doenças respiratórias nos seres humanos.

 

Infelizmente a notícia não é boa: estamos apenas no começo do período seco e a tendência é de inúmeros focos, principalmente na Amazônia, no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias