Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Maio terminando com frente fria no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por


Nebulosidade sobre o Brasil

 

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e aumenta a nebulosidade e as condições para chuva sobre todos os estados da Região e sobre o Mato Grosso do Sul

 

Novas áreas de nuvens carregadas crescem no mar e avançam no decorrer do dia em direção ao Nordeste

 

O ar seco predomina sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e inibe a formação de grandes nuvens.

 

A Zona de Convergência Intertropical espalha outras nuvens carregadas sobre parte do Norte do Brasil

 

 

 

Tempo muda em Porto Alegre com chegada de frente fria (Foto: MJF/Climatempo)

 

 

Previsão do tempo para 27/05/2022 - sexta-feira

 

A última sexta-feira de maio é um dia com sol e pouca nebulosidade em quase todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, como é comum no outono, mas com temperatura acima do normal para a estação. Chove de forma moderada, mas o sol aparece o dia todo, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio De Janeiro.

 

Uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e provoca pancadas de chuva à noite no sul de Mato Grosso do Sul.

 

Na Região Sul, esta frente fria deixa a sexta-feira nublada e chuvosa no Rio Grande do Sul e pode chover forte por lá. Chove a qualquer hora, mas o sol pode aparecer, no oeste e centro-sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No centro-sul do Paraná, no litoral catarinense e no Vale do Itajaí, o sol aparece o dia todo e só deve chover à noite. O sol predomina no norte e no leste do Paraná.

 

Já na Região Norte, quase todas as áreas vão ter pancadas de chuva com raios nesta sexta-feira, principalmente à tarde e à noite. A chuva é mais volumosa no oeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá. O sol predomina em Rondônia e no Tocantins

 

Na Região Nordeste, esta sexta-feira é com sol e sem chuva no centro, oeste e norte da Bahia, no centro-sul do Piauí e no sul do Maranhão. As demais áreas do Nordeste continuam tendo pancadas de chuva e muitas nuvens. 

A sexta-feira é com fortes pancadas de chuva no litoral leste nordestino, entre Maceió e Natal.

 


Alertas meteorológicos para 27/05/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju

 

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e de temporais, com maior risco para causar transtornos para a população, no litoral de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

Alerta para temporais no Amapá, no extremo noroeste do Pará, em Roraima, na região de Foz do Iguaçu (PR), no oeste e extremo sul catarinenses e em quase todo o Rio Grande do Sul. O sul gaúcho pode ter temporais só na madrugada.

 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte na região gaúcha de Uruguaiana, no centro e norte de Santa Catarina e no oeste e norte do Paraná, no litoral norte capixaba e no litoral sul da Bahia, em Sergipe, no interior de Alagoas, no agreste de Pernambuco e da Paraíba, no centro e norte do Rio Grande do Norte e do Ceará, no norte do Piauí, no centro, norte e oeste do Maranhão, no norte e nordeste do Pará, no centro e oeste do Amazonas e no centro e oeste do Acre.

 

Atenção para chuva moderada no no leste e litoral da Bahia, sertão de Pernambuco e da Paraíba e na região de Teresina, e na região de Florianópolis 

 

Alerta para ar muito seco, com o nível de umidade entre 11% e 20% no oeste de Goiás, no centro-leste e sul de Mato Grosso.

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% no centro, oeste e sul de Mato Grosso, no norte, centro e leste de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e leste de Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins, no oeste e sudoeste da Bahia, no oeste de Minas Gerais, no estado de São Paulo (exceto no litoral), no oeste e norte do Paraná, em Mato Grosso do Sul (exceto no norte do estado)

 

Atenção para o mar agitado na costa leste do Nordeste, com risco de ressaca entre Salvador e Natal.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias