Oferecido por
O Nordeste do Brasil tem sido marcado por chuva muito forte nos últimos dias e que causou transtornos em vários municípios. A faixa leste da região tem sido fortemente impactada por temporais, e a tendência é de que essa chuva se prolongue.
Acumulados excessivos e transtornos nas cidades
A situação é de alerta no leste de Pernambuco. Por conta da chuva expressiva, os acumulados já estão em 730 mm mensais, sendo que a média para Recife nesta época do ano é de 312 mm. A chuva é constante ao longo do dia nesta região, o que tem causado transtornos principalmente nas áreas de construções irregulares, como em áreas de barranco ou encosta.
A água penetra na terra, que já está encharcada, e o solo acaba cedendo à correnteza e soterrando estruturas. O número de óbitos já ultrapassa 87 casos e esse número ainda pode aumentar, devido à chuva que ainda está prevista para a região.
Volumes previstos para hoje
A expectativa é de que ainda hoje (30), os acumulados cheguem a 35 mm. A chuva é constante ao longo do dia, mas ganha força principalmente no período da noite. Chove forte também durante a madrugada e manhã desta terça-feira (31), com intensificação da chuva a partir da noite.
A quarta-feira (01) é o dia com mais condições para chuva frequente, e a previsão é de que os acumulados alcancem os 70 mm.
Foto: Conab - Pernambuco (PE), por Elizaldo Sá
Regiões mais afetadas nos próximos dias
Durante esta semana, os estados mais afetados pela chuva serão Pernambuco e Alagoas, acumulando altos volumes. Em Sergipe, Paraíba e no Rio Grande do Norte, ainda há condições para chuva, mas sem grandes acumulados ou alertas para temporais. A chuva ainda é intensa na quinta-feira (02), podendo acumular entre 50 e 60 mm e, até sexta-feira (03), há expectativa de mais 250 mm acumulados em Recife.
Chuva ameniza nas áreas de risco
A situação é de alto risco e a expectativa é de que a chuva perca força somente no próximo domingo. Até lá, os municípios ficam em alerta para mais transtornos, como deslizamentos, alagamentos, vítimas fatais e famílias desabrigadas.
Confira a previsão para o fim de semana em Recife.