1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva causa transtornos em capitais do Nordeste do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva causa transtornos em capitais do Nordeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Nordeste do Brasil tem sido marcado por chuva muito forte nos últimos dias e que causou transtornos em vários municípios. A faixa leste da região tem sido fortemente impactada por temporais, e a tendência é de que essa chuva se prolongue.

 

Acumulados excessivos e transtornos nas cidades

A situação é de alerta no leste de Pernambuco. Por conta da chuva expressiva, os acumulados já estão em 730 mm mensais, sendo que a média para Recife nesta época do ano é de 312 mm. A chuva é constante ao longo do dia nesta região, o que tem causado transtornos principalmente nas áreas de construções irregulares, como em áreas de barranco ou encosta. 


A água penetra na terra, que já está encharcada, e o solo acaba cedendo à correnteza e soterrando estruturas. O número de óbitos já ultrapassa 87 casos e esse número ainda pode aumentar, devido à chuva que ainda está prevista para a região.

 

Volumes previstos para hoje

 

A expectativa é de que ainda hoje (30), os acumulados cheguem a 35 mm. A chuva é constante ao longo do dia, mas ganha força principalmente no período da noite. Chove forte também durante a madrugada e manhã desta terça-feira (31), com intensificação da chuva a partir da noite.


A quarta-feira (01) é o dia com mais condições para chuva frequente, e a previsão é de que os acumulados alcancem os 70 mm.

 

WhatsApp Image 2022-05-30 at 12.03.17.

Foto: Conab - Pernambuco (PE), por Elizaldo Sá

 

 

Regiões mais afetadas nos próximos dias

 

Durante esta semana, os estados mais afetados pela chuva serão Pernambuco e Alagoas, acumulando altos volumes. Em Sergipe, Paraíba e no Rio Grande do Norte, ainda há condições para chuva, mas sem grandes acumulados ou alertas para temporais. A chuva ainda é intensa na quinta-feira (02), podendo acumular entre 50 e 60 mm e, até sexta-feira (03), há expectativa de mais 250 mm acumulados em Recife.

 

Chuva ameniza nas áreas de risco

 

A situação é de alto risco e a expectativa é de que a chuva perca força somente no próximo domingo. Até lá, os municípios ficam em alerta para mais transtornos, como deslizamentos, alagamentos, vítimas fatais e famílias desabrigadas. 


Confira a previsão para o fim de semana em Recife.

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias