Oferecido por
Depois de muitos dias gelados, e um amanhecer frio, a população de São Paulo pode sentir um calorzinho na tarde da quinta-feira (16), ainda que só ao ar livre. Dentro de casa, a temperatura continuou baixa.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, a temperatura na quinta-feira, 16 de junho, variou de 10,6°C até 25,8°C! Foi a tarde mais quente na capital paulista desde o dia 29 de maio, quando a temperatura máxima alcançou 26,9°C.
Nesta sexta-feira (17), a previsão é de que a temperatura chegue na marca dos 27°C à tarde. Se isto acontecer, São Paulo terá a tarde mais quente desde o dia 3 de maio, quando a temperatura máxima foi de 29,2°C
Calor pré-frontal nesta sexta
Horas da chegada de uma frente fria sobre uma região é comum haver um aquecimento acima do normal. Este aumento de temperatura nem sempre estará associado ao calor. No inverno do centro-sul do Brasil, calor pré-frontal pode significar menos frio, deixar de usar um casaco pesado e ficar com um leve, sair de dias gelados, para um dia com temperatura amena.
No verão, o dia da pré-frontal pode ter uma madrugada excepcionalmente quente e abafada, que até o lençol incomoda para dormir, ou uma tarde muito mais quente do que a do dia anterior.
Este aquecimento ocorre porque o ar frio que está atrás da frente fria pressiona o ar quente na frente das áreas de instabilidade da frente fria. Talvez você já tenha sentido e falado algo como: “Esquentou muito hoje! Vai chover!”
Foto: São Paulo (SP), por Amanda Sampaio
É mais ou menos isso que ocorre em São Paulo nesta sexta-feira. Ainda fez frio de manhã cedo, mas quando o vento quente da direção norte começar a soprar, antes do vento frio chegar, a temperatura vai disparar durante a tarde na região da Grande SP
Choque térmico
Preste atenção: este calor pré-frontal vem antes do frio. A previsão do tempo serve também para ajudar no planejamento do dia a dia. Aproveite o calorzinho de hoje e prepare o guarda-roupa e o cardápio do friozinho para o fim de semana.
A frente fria começa a provocar chuva hoje no estado de São Paulo, mas na região da capital só deve chover de noite. Mas no sábado e no domingo, a chuva e a temperatura amena vão dar o tom do último fim de semana do outono.
O inverno começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho e se estende até 22h04 do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.