Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Hidrogênio Verde: A Grande Aposta!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

11 min de leitura

Oferecido por


As mudanças climáticas são consequências do constante aumento de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, e o setor de energia é um dos responsáveis por essa emissão em escala global. De acordo com a International Renewable Energy Agency (IRENA) é esperado um aumento da participação das energias renováveis na demanda energética global, e estima-se que esse aumento seja de 17% até 2030 e 25% até 2050. Todavia, ao mesmo tempo que os seres humanos são responsáveis por parte desse aumento de GEE, é importante identificar formas de melhorar ou minimizar os  efeitos causados por essas elevadas emissões, como por exemplo, o efeito estufa e, consequentemente, as mudanças climáticas. Baseado na necessidade de reduzir os impactos ambientais causados especialmente pelo gás carbônico, foi criado o conceito de “Descarbonização”, tema discutido desde o RIO 92, e que ganhou força na COP Japão em 1997 com o Protocolo de Quioto.

 

A descarbonização consiste no processo de redução de emissões de carbono na atmosfera, em especial o dióxido de carbono que é considerado o principal componente do efeito estufa. Esse conceito tem como objetivo construir uma economia global com emissões reduzidas para que seja possível, a longo prazo, alcançar a neutralidade climática.  Para colocar em prática o conceito de descarbonização do planeta, tem-se investido em maneiras de gerar energia carbono zero através da transição energética.

 

O hidrogênio surge como alternativa de carbono zero, sendo o elemento mais abundante na natureza e possui grande capacidade de armazenar energia, logo, é considerado como um grande potencial para o mercado energético. Pode ser obtido a partir de fontes renováveis ou não renováveis, classificando-o em diferentes cores, entre eles o hidrogênio verde, sendo a opção mais sustentável e ecológica.

 

Mas o que é o hidrogênio verde e como é produzido? Quais suas vantagens e desvantagens? Quais suas aplicações? É considerado um bom investimento para o Brasil? Não se preocupe, ao longo do texto todas essas questões serão abordadas. Acompanhe!


Como é produzido o Hidrogênio Verde? 

O hidrogênio dificilmente é encontrado em sua forma natural disponível na natureza, pois ele flutua para cima e para fora da atmosfera, desta forma, encontra-se combinado a outros átomos, como por exemplo, na composição da molécula da água. Sua produção pode ser realizada de diversas maneiras e provinda de variadas fontes. No entanto, este processo demanda alta quantidade de energia, e muitas vezes, os métodos utilizados para tal são inviáveis em termos ambientais e econômicos. De acordo com a fonte de energia utilizada para a geração do hidrogênio, classificam-se os mais utilizados como: 

 

Hidrogênio cinza: produzido a partir de combustíveis fósseis, no qual há emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, sendo o mais comum e de menor custo;
Hidrogênio azul: quando o carbono produzido no processo é armazenado no solo;   
Hidrogênio verde: produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis. Ou seja, é obtido sem emissão de dióxido de carbono, tornando-o a opção mais sustentável e ecológica a ser utilizada, e devido a isso, também é conhecido como “combustível do futuro”.


O hidrogênio verde é produzido através de um processo físico-químico conhecido como eletrólise, o qual utiliza energia elétrica para extrair o hidrogênio através da separação da molécula da água. Para isso, dois eletrodos são submersos em um compartimento com água e sais minerais e são conectados a uma fonte de energia renovável. Devido aos eletrodos possuírem polarizações opostas, cria-se uma corrente de energia contínua, a qual é responsável por separar o hidrogênio do oxigênio.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE EXCLUSIVA DE SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Aplicações do hidrogênio verde

O hidrogênio verde é considerado um potencial combustível para geração de energia e utilização no transporte, como carros, caminhões e aviões, por exemplo. Para isso, utiliza-se o hidrogênio através de uma célula de combustível (dispositivo eletroquímico que converte a energia química contida no hidrogênio em energia elétrica e água), gerando energia sem combustão e liberando apenas vapor de água para a atmosfera. Segundo a literatura, este gás tem muito potencial para o setor de energia, sendo que um litro do hidrogênio contém aproximadamente três vezes mais energia que um litro de gasolina e não libera substâncias nocivas quando é queimado. Portanto, através da produção e utilização do hidrogênio verde, torna-se possível minimizar parte das emissões de gases de efeito estufa oriundos da queima de combustíveis fósseis, e dessa forma, contribuir no processo de descarbonização.


Com relação aos veículos de transporte, há diversos fabricantes que já estão realizando grandes investimentos em veículos movidos a hidrogênio verde. Um exemplo disso é a Airbus que pretende ter uma aeronave com emissão zero até 2035. Além disso, tal combustível é uma alternativa para setores de difícil descarbonização, como por exemplo o setor petroquímico e siderúrgico.

O hidrogênio verde surge como uma alternativa de armazenamento,  sendo possível transportá-lo para qualquer lugar que seja necessário, inclusive ser comercializado para outros países que precisem. 


Quais as vantagens e desvantagens ao utilizar o hidrogênio verde?

O hidrogênio verde surgiu como uma ótima opção no processo de transição energética associado às medidas de descarbonização, isso porque possui alto valor energético, não é tóxico e não acarreta emissões nocivas para o ambiente.  Entretanto, por ser um elemento muito leve, é encontrado em sua forma isolada apenas em altos níveis da atmosfera, o que acaba por constituir uma alternativa mais cara uma vez que requer a realização de seu isolamento de outros compostos em superfície. 

Em termos de benefícios, vale destacar que esse conceito além de contribuir com o meio ambiente e com a sociedade como um todo, contribui ainda para o desenvolvimento econômico de setores sustentáveis, agregando valor à imagem da empresa perante ao mercado, reduz custos quando entendemos que energias renováveis são mais baratas a longo prazo e também pode gerar redução em impostos e certificados de sustentabilidade para sua empresa.

 

Hidrogênio verde no Brasil e no mundo

Além dos pontos positivos destacados anteriormente, o hidrogênio verde tem um enorme potencial financeiro, podendo movimentar no Brasil, entre US$ 15 e US$ 20 bilhões por ano até 2040, por isso vem atraindo cada vez mais a atenção de novos investidores. Os primeiros projetos em estudo no Brasil estão voltados para o mercado exterior, devido à maior demanda e metas dos governos internacionais para redução de emissões dos gases do efeito estufa.

 

Os principais fatores que justificam o potencial do Brasil são: 

  • Característica geográfica privilegiada para a geração de energia renovável, o que permite uma boa complementaridade de fontes (vento, água e Sol);
  • Grande extensão litorânea e posição geográfica, o que facilita o processo de exportação;
  • Espaço territorial para instalação de usinas;
  • O atual sistema elétrico brasileiro ser bem integrado e já ser de baixo carbono (em comparação com outras nações), 

Por esses motivos, o Brasil se torna um dos países mais competitivos para a produção de hidrogênio verde no mundo, com competitividade potencial similar à produção dos Estados Unidos e Austrália (consultoria McKinsey).


Gostou e quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e faça parte da nossa comunidade exclusiva e fique por dentro dos assuntos de sustentabilidade e mudanças climáticas!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias