Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

População mundial deve crescer em 2,2 bilhões até 2050

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU Habitat, divulgou um novo relatório no fim de junho de 2022  afirmando que a rápida urbanização foi apenas temporariamente atrasada pela pandemia do Covid-19.

 

 

 

População mundial deve crescer em 2,2 bilhões até 2050 (Foto: Getty Imagens)

 

O estudo aponta que a população urbana global deve crescer em mais 2,2 bilhões de pessoas até 2050. Atualmente, o planeta tem 9,7 bilhões de pessoas, segundo os dados do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU, Desa. Em 2019, a previsão de crescimento da população era de 2 bilhões até 2050.

 

Pandemia


Segundo o levantamento, a fuga em larga escala das grandes cidades nos estágios iniciais da pandemia percebida no campo ou cidades menores foi uma resposta de curto prazo que não deve alterar o curso da urbanização globalmente.

 

Apesar da maior incidência do vírus nas áreas urbanas e das dificuldades econômicas criadas pela pandemia, as cidades estão mais uma vez servindo como polos de oportunidade para pessoas em busca de emprego e educação ou para se refugiarem de conflitos, afirma o relatório.

 

Com as populações urbanas existentes também continuando a crescer naturalmente por meio do aumento das taxas de Natalidade, particularmente em países de baixa renda, a população urbana deverá crescer de 56% do total global em 2021 para 68% em 2050.

 

O relatório conclui que “as cidades vieram para ficar, e o futuro da humanidade é, sem dúvida, urbano”, embora afirme que os níveis de urbanização são desiguais, com o crescimento desacelerando em muitos países de alta renda.

 

 

Urbanização como megatendência


Segundo a subsecretária-geral da ONU e diretora executiva da ONU-Habitat, Maimunah Mohd Sharif, a urbanização continua sendo uma poderosa megatendência do século 21. Ela explica que isso traz múltiplos desafios, que foram ainda mais expostos pela pandemia.

 

Para Maimunah Mohd Sharif, há uma sensação de otimismo de que o Covid-19 deu uma oportunidade de reconstruir de maneira diferente. Ela acredita que com as políticas certas e o compromisso certo dos governos, as crianças podem herdar um futuro urbano mais inclusivo, verde, seguro e saudável.

 

A publicação do relatório acontece durante o Fórum Urbano Mundial, a principal conferência global sobre desenvolvimento urbano sustentável.

 

O evento foi  realizado em Katowice, Polônia, de 26 a 30 de junho, convocado pela ONU-Habitat e coorganizado com o Governo da Polônia e a cidade de Katowice.

 

Fonte: ONU News

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias