Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do BR vai terminar julho com frio e geada ampla

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Uma nova frente fria vai romper o bloqueio atmosférico que está impedindo o avanço de instabilidades sobre o Brasil. Essa frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar mais intensa, por isso a tendência é de queda acentuada de temperatura em muitas áreas do centro-sul do Brasil nos últimos dias de julho. A Climatempo prevê geada ampla na Região Sul, além de uma pequena chance de neve nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

 

Chuva e frio retornam ao Sul do BR

 

Ar frio de origem polar derruba as temperaturas

Na sexta-feira as temperaturas já vão diminuir de forma bem expressiva em relação aos dias anteriores. Vai esfriando cada vez mais ao longo do dia e as mínimas serão registradas à noite em grande parte do Sul.

 

O pico do frio é esperado para o sábado. A madrugada será bem fria e com previsão de geada ampla na Região. O litoral do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas no mapa, inclusive em Curitiba, há condição.

 

-su_geada06 (2)

 

A chance de geada já diminui entre domingo e segunda, mas ainda não dá para descartar, especialmente em áreas de serra, planalto e baixadas.

 

           -su_geada07 (2) src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2022/07/b94b8ecc11a1ac4231c5c5216a45a908.jpg" alt="-su_geada08 (1)" width="290" height="261" />

 

O que é geada?

 

Possibilidade de neve

Os modelos meteorológicos ainda oscilam bastante sobre a possibilidade de neve na região serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no dia 29 de julho, sexta-feira, mas não dá para descartar a chance de alguma precipitação invernal, como neve ou até chuva congelada no fim da tarde.

 

A Climatempo vai atualizar essa condição no decorrer da semana.

 

image (7)

Resultado do neve categórica, GFS 18Z de 24/7/2022 mostrou neve no dia 29 de julho

 

Entenda: O que é a neve e como se forma?

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias