Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que é a neve e como se forma

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

De uma forma genérica, em meteorologia dizemos que precipitação é tudo que cai das nuvens. A neve é um tipo de precipitação, que apesar do aspecto "fofinho" é considerada precipitação do tipo sólida. 


No Brasil, a neve ocorre quase todos os anos na Região Sul, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas eventualmente no Paraná. Ocorrências raras de neve já foram observadas na Região Sudeste, em áreas dos estados de São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.

 

 

Meses da neve no Brasil

 

A queda de neve no Brasil ocorre quase sempre em meses de outono ou do inverno Historicamente os eventos de neve mais precoces ocorreram em abril e os mais tardios em setembro.

 

Em um passado recente, o ano de 2015 não teve neve no Brasil, muito provavelmente devido ao fenômeno El Niño, que manteve a atmosfera quente, o que dificultou muito o surgimento das condições propícias para neve.

 

Entenda um pouco mais sobre o que é a neve.

 

 

Neve em Urubici (SC), em agosto de 2010 (Foto:Getty Imagens)

 

 

O que é a neve?
 

A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.

 

Cada cristal de gelo é único, com uma organização espacial diferente. Não existe um igual ao outro na natureza e já foram catalogados milhares de formações.

 

Nesta imagem estão representados algumas formações de cristais de gelo. São cristais reais fotografados em alta resolução, que permite ver claramente as diferenças entre cada um

 

 

Tipos de cristais de gelo verdadeiros (Foto: Getty Imagens)

 

 

Fonte de água doce


Neve é uma importantíssima fonte de água doce em diversas regiões do planeta. Em locais onde ocorre neve abundante,  pode ocorrer enchente com o derretimento da neve. É a água do derretimento da neve que alimenta vários rios e forma o que se conhece como "rios de degelo". 

 

Chile, Canadá, Estados Unidos são alguns países que contam com rios de degelo. A população do sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde o Clima normal  é de pouca chuva ao longo do ano, depende da neve que cai nas montanhas da região para garantir o abastecimento de água. Na Europa, o degelo da neve pode causar grandes enchentes por causa do transbordamento dos rios.

  

 

Como se mede a neve?
 

A neve quando cai em quantidade suficiente para acumular forma uma camada sobre o solo que é medida em centímetros usando-se uma régua. A medição da chuva acumulada é feita em milímetros e dizemos "milímetros de chuva". A medição da neve é feita em centímetros e dizemos "nevou 10 centímetros", por exemplo.

 

Mas outros tipo de precipitação podem ocorrer na atmosfera e que parecem neve. A chuva congelada ou o resultado da sublimação do nevoeiro geram partículas sólidas que parecem neve, mas rigorosamente não devem ser chamadas porque o processo de formação não é o mesmo que o da neve.

 

 

Precipitação invernal
 

Precipitação é tudo que cai da nuvem. Podemos ter precipitações sólidas e líquidas. A neve, o granizo e a chuva congelada são tipos de precipitações sólidas.

 

A sublimação do nevoeiro gera partículas suspensas no ar que se assemelham com a neve, mas não são realmente neve. Foi o que ocorreu na cidade de São Paulo, em 25 de junho de 1918 . A sublimação é um fenômeno físico que ocorre com a água, quando ela passa do estado gasoso para o sólido, ou do sólido direto para o gasoso, mas sem passar pela fase líquida.  

 

A neve se forma dentro da nuvem, mas a chuva congelada, por exemplo, que parece neve, se forma fora da nuvem.

 

chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

 

O gráfico mostra a formação de alguns tipos de precipitação de inverno.

 

 

Alguns tipos de precipitação de inverno

 

 

Como a neve se forma?

 

Você sabe o que é preciso para nevar no Brasil? Confira este episódio do Explicando o Tempo que mostra como a neve acontece.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias