Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa com tempo firme e termina com chuva e frio no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O ar frio que estava atuando na Região Sul do Brasil ao longo do fim de semana já começa perder força nesta segunda-feira (01). Os primeiros dias do mês de agosto ainda serão de tempo firme em boa parte da Região, mas as instabilidades retornam a partir da quarta-feira (03). 

 

As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas mais baixas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, mas a partir de segunda, volta esquentar no interior paranaense. 

 

O amanhecer ainda pode começar com névoa e/ou nevoeiro no litoral do Paraná, centro e leste do Rio Grande do Sul, inclusive na região de Porto Alegre, mas que aos poucos se dissipa dando lugar ao sol. 

 

O risco de geada fica restrito as áreas de serra e planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul!

 

Apesar das temperaturas ainda baixas pela manhã, volta esquentar, principalmente no interior do Paraná ao longo do dia. O estado fica sem chuva pelo menos até a quinta-feira (04). Em Santa Catarina, tempo firme e temperaturas também em elevação nos próximos dias. 

 

RS_Cruz-Alta_Joao-Bastos_250421_2

 Foto: Cruz Alta (RS) por, João Bastos

 

Volta chover já a partir da terça-feira (02) no estado do Rio Grande do Sul. A formação de novas áreas de instabilidades ajudam formar nuvens de chuva no oeste e sul gaúcho. Em Porto Alegre, Santa Maria e Bagé, dia de sol com muita variação de nebulosidade. As temperaturas, também ficam mais baixas. 

 

Nova frente fria provoca temporais na Região

Uma nova frente fria se forma a partir da quarta-feira (03) e muda o tempo no estado do Rio Grande do Sul. Será um dia de céu encoberto e chuva frequente no extremo sul gaúcho. Com exceção do extremo norte do estado, as demais áreas ficam sujeitas a pancadas de chuva no decorrer do dia. 

 

Na quinta-feira, a chuva se espalha mais entre os estados de Santa Catarina e do Paraná, mas o sol ainda predomina no decorrer do dia. Volta chover a partir da tarde com risco de trovoadas, inclusive em Curitiba e Florianópolis. No Rio Grande do Sul, a chuva ganha força no centro e leste gaúcho e pode vir em forma de temporais. Será um dia mais nublado em Porto Alegre, com chuva frequente. 

 

Com a passagem da frente fria, as temperaturas voltam cair na Região. No Rio Grande do Sul o frio já retorna a partir da quinta-feira (04), no Paraná e em Santa Catarina, as temperaturas ficam mais baixas a partir de sexta (05). 

 

Tendência para Agosto

A previsão indica um mês de agosto com chuva acima da média em boa parte da Região, especialmente entre o sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul e chuva abaixo da média na metade sul do estado gaúcho. 

 

Confira abaixo o mapa de precipitação para o mês

 

precipitacao_anomalia_mensal_reanalise_2022-08-01

Anomalia de precipitação mensal - Agosto 2022

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias