Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo seco e baixa umidade relativa do ar no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A chuva continua concentrada na costa norte do país, devido ao calor e alta umidade. Chove forte no Norte e Nordeste, mas ainda de forma irregular e mal distribuída. 


Grande parte do país, continua sob influência do ar polar, hoje o amanhecer ainda pode começar com geada nas áreas de serra e planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, mas de forma geral, não há previsão de chuva entre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O dia também começa com névoa e/ou nevoeiro no estado gaúcho, leste do Paraná e de Minas Gerais, mas será um dia de grande amplitude térmica.

 

mapa-previsao


Previsão do tempo para 01/08/2022   - segunda-feira

Nesta segunda-feira a massa de ar frio de origem polar começa perder intensidade sobre o Sul do Brasil, mas o amanhecer ainda começa com geada na Região Serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O dia também começa com nevoeiro em áreas do litoral e leste gaúcho, litoral do Paraná, leste de Minas Gerais e interior do Rio, mas que aos poucos se dissipa dando lugar ao sol. 


A maior parte do país continua sem chuva. O ar seco impede a formação de nuvens carregadas no Sudeste, Centro-Oeste, interior do nordeste, leste do Acre e nos estados de Rondônia e Tocantins. As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas baixas em Campo Grande, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá, mas será um dia de grande amplitude térmica. A umidade relativa d ar continua baixa na maior parte do centro e interior do país, com índices inferiores a 30% em todo centro e norte paulista, interior de Minas, da Bahia, sul do Piauí e interior do Pernambuco, e abaixo de 20% em Brasília, Goiânia, interior e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

SP_Campinas_PaulaSoares_040521_sol_céuazul

Foto: Campinas (SP), por Paula Soares


A chuva ainda continua concentrada na costa norte do Brasil. Região de Natal, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, com muita nebulosidade e pancadas de chuva em vários momentos, mas sem grandes alertas. O risco de temporais aumenta no extremo norte e litoral do Maranhão, no estado do Amapá e na capital Belém. No Norte do país, pancadas de chuva forte com trovoadas em boa parte da faixa norte da Região.


Alertas meteorológicos para 01/08/2022 - segunda-feira

Atenção para baixa umidade relativa do ar com índices inferiores a 20% em Goiânia, região do Triângulo Mineiro, noroeste de São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, centro-sul do Tocantins e interior da Bahia. 


Alerta de temporais o Amapá, litoral e extremo norte do Maranhão e em Belém.


Amanhecer frio e com geada nas áreas de serra e planalto do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.


Umidade relativa do ar abaixo de 30% em São Paulo, centro-sul do Piauí, sul do Ceará, oeste do Pernambuco, sul de Rondônia e de Mato Grosso do Sul, interior e norte do Paraná.


Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no interior do Nordeste.


Atenção para chuva moderada a forte no centro-norte do Amazonas, em Roraima e no norte e oeste do Pará.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias