Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva persistente provoca transtornos em Maceió e Recife

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Um novo episódio de Ondas de Leste voltou a deixar a costa leste do Nordeste em alerta. Os volumes de chuva, principalmente entre Alagoas e Pernambuco, foram bastante elevados entre terça e quarta-feira, como previsto anteriormente.

 

Nas últimas 24h, entre 9h de 02/08 e 9h de 03/08, os volumes passaram dos 100mm no leste de Alagoas, inclusive em Maceió.

 

WhatsApp Image 2022-08-03 at 09.08.59.

 

 

Não só o leste de Alagoas, mas volumes elevados também foram acumulados no leste de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e até mesmo em parte do Ceará.

 

download - 2022-08-03T111653.551

 

 

Impactos

Moradores da Região Metropolitana do Recife enfrentam transtornos por causa da chuva. As ruas ficaram alagadas em diferentes pontos, deixando o trânsito ainda mais complicado. Além disso, uma mulher morreu após entrar com um carro em um túnel alagado, na Zona Sul do Recife. 

 

Em Maceió, a chuva também causou estragos. Parte de uma barreira cedeu nesta quarta-feira e  destruiu parte de uma casa no bairro da Serraria. A Defesa Civil de Maceió emitiu alerta de chuva para a possibilidade do risco de novos deslizamento de barreiras.

 

O volume de chuva segue aumentando e, de acordo com o Cemaden, foram registrados 141 mm entre 12h de 02/08 e 12h de 03/08. Esse valor representa 73,63% da média do mês, que é de 191,5mm (1991-2020)

 

Previsão de mais chuva

Ao longo desta quarta, 3 de agosto, a chuva persiste por todo leste da Região Nordeste e o alerta é valido, principalmente entre a Região Metropolitana de Recife e de Maceió, já que o volume já é bastante elevado e ainda chove de forma frequente. No entanto, o interior do Ceará e da Paraíba também pode ter chuva moderada em vários momentos e com raios. Entre Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a situação ainda é de atenção ao longo do dia. A chuva só deve ser mais fraca, com volume mais baixo, no litoral da Bahia e no litoral do Maranhão. 

 

A Climatempo alerta para alagamentos e transbordamentos de córregos. Devido à chuva do mês passado, o solo ainda está encharcado em parte do leste da Região e não se descarta a possibilidade de deslizamentos. 

 

Tendência

Parte do Nordeste ainda segue com chuva frequente até o começo da próxima semana, pelo menos. No interior, a chuva se concentra entre quarta e quinta apenas. Já na faixa leste da Região, ainda chove em vários momentos nos próximos dias. Até há um alívio entre sexta e sábado, mas no domingo intensifica o fluxo de umidade e volta a chover de forma mais persistente.

 

download - 2022-08-03T105942.351

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias