Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Você tem consciência do nível de maturidade do seu negócio?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Imagem: Getty Images

 

Quando o tema é adaptação às mudanças climáticas, negócio sustentável e resiliente, devemos estar atentos aos pilares Ambientais, Sociais e de Governança – ASG (do inglês: Environmental, Social and Governance – ESG). Bem, mas o que são estes pilares? 

 

Ambiental (Environmental): Aqui a empresa deve visar sobre os impactos ambientais, além de se preocupar em conter o uso exagerado dos recursos do meio ambiente. Garantindo a capacidade ambiental de atender as necessidades das gerações futuras.

 

Social (Social): A empresa deve assegurar o bem-estar do trabalhador, cuidar da sua saúde e segurança e contribuir com a comunidade. Este pilar visa criar uma cadeia de envolvimento de todos que participam do ciclo que a empresa está envolvida. 

 

Governança (Governance): Neste pilar, a empresa deverá dedicar-se em praticar a melhor governança corporativa, combate a corrupção, prestação de contas. Buscando sempre evitar riscos e fraudes, seja por meio da elaboração de políticas, composição de um conselho, ou até mesmo pela convocação de comitês fiscais. 

 

image2

 

Se abordarmos o tema de resiliência, todos os pilares devem estar bem alinhados e, todas as partes interessadas (Stakeholders), empenhadas em avançar em todas as questões possíveis.  Visando criar uma empresa sólida, a empresa deve estar ciente de onde está e, onde quer chegar em relação às práticas ambientais. Diante disto, é interessante saber qual o seu nível de maturidade em relação a sustentabilidade, por meio de uma matriz conhecida como Matriz de Maturidade. 

 

Segundo a metodologia do Boston College, a Matriz de Maturidade consiste em avaliar em qual dos 5 estágios (Elementar, Engajado, Inovador, Integrado e Transformador) a empresa está colocada, sob o olhar de 7 diferentes categorias, conforme tabela abaixo.

 

image1

 

Estágio elementar: Neste estágio a empresa está focada em desenvolver o desempenho individual e organizacional, sem se preocupar com ações sociais ou humanitárias. Aqui a mesma fica restringida em apenas respeitar as leis e regulamentações.

 

Estágio engajado: O nível engajado se dá quando a empresa agrega uma preocupação com a sociedade, porém sem considerar as necessidades mais amplas. A empresa tende a focar apenas em críticas e os líderes preocupados com a base de relacionamento.

 

Estágio Inovador: A empresa tem o cuidado em investir em inovações tecnológicas, culturais, estruturais, programas e incentivos às partes interessadas. 

 

Estágio Integrado: A gestão da empresa é realizada de forma a ter alinhamento organizacional, por vezes antecipando problemas. Tendo uma visão do big picture da empresa e de seus processos. 

 

Estágio Transformador: A empresa enquadrada neste estágio tem uma preocupação enfática com a sociedade e busca olhar para o futuro de forma integrada com os stakeholders. Esta atitude propicia ter um posicionamento diferenciado, longevo e sustentável. 

 

A partir de então a empresa terá um norte para trabalhar na execução da Matriz de Materialidade. Tal ferramenta permitirá uma visualização dos desafios de sustentabilidade da companhia, que deverá priorizar em quais dos objetivos irá atuar de maneira mais intensa. Isto irá proporcionar para a empresa uma visão mais ampla de suas estratégias para lidar com os riscos e oportunidades que possam ser gerados no negócio. A partir de então, a empresa deve alavancar iniciativas para fortalecer os três pilares ASG. A matriz apresentada é uma das ferramentas utilizadas pelas corporações para atender os critérios do Global Reporting Initiative (GRI) (saiba mais). Além disso, contribui diretamente para as tomadas de decisão de forma convergente aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) (saiba mais). 

 

Diante deste contexto, a Climatempo tem grande expertise em dialogar com nossos clientes e colaboradores, para entender os objetivos sustentáveis da empresa em curto, médio e longo prazo, auxiliando-os a caracterizar os riscos agudos e crônicos que cercam o negócio. 

 

Você tem interesse nesse tipo de conteúdo e quer saber mais? A Climatempo iniciou uma comunidade de discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. É uma comunidade totalmente interativa com intenção de criarmos discussões relevantes e fazer networking. Quer fazer parte desta comunidade e receber nossa newsletter por e-mail e fazer parte do nosso grupo no WhatsApp? Clique aqui e se inscreva! Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

+ mais notícias