Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Conferência das Partes (COP) 27: Você está preparado?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Getty Images

 

As temáticas relacionadas às mudanças climáticas, riscos climáticos e sustentabilidade nunca estiveram tão em alta. A necessidade da transição para uma economia de baixo carbono e a definição de metas agressivas para a redução da emissão de gases do efeito estufa é cada vez mais evidente em busca da neutralização dos impactos das mudanças do Clima


Algumas das primeiras discussões sobre mudanças climáticas aconteceram na década de 90, onde foi criada a Conferência das Partes, mais conhecida como COP, que é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Atualmente, a COP é a maior e mais importante conferência sobre o clima do planeta, onde serão discutidas e estabelecidas ações e medidas para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. 


Nesta conferência, se reúnem governantes de quase todos os países do planeta para apresentarem suas ações e planos para combater as mudanças climáticas. Também devem se reunir representantes de empresas, jornalistas e ONGs atuantes nesta temática. O evento marca diversas decisões discutidas e definidas para conduzir as atividades guiadas pelo enfrentamento do desafio climático e o controle do aquecimento global. 


A COP é realizada anualmente e, neste ano, teremos a COP27 no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. Serão abordados temas como: mitigação dos gases do efeito estufa, adaptação climática, o impacto climático na questão financeira e a colaboração entre os participantes e interessados para atingir os objetivos de conter o aquecimento global. De acordo com o calendário da COP27, alguns dos principais dias são:

 

  • Dia das finanças (09/11); 
  • Dia das ciências (10/11); 
  • Dia da descarbonização (11/11); 
  • Dia da adaptação e agricultura (12/11); 
  • Dia da água (14/11); 
  • Dia da energia (15/11); 
  • Dia da biodiversidade (16/11); 
  • Dia das soluções (17/11).

 

A expectativa é de que a COP27 seja um ponto de inflexão na união do mundo para começar a agir e endereçar os desafios climáticos. É esperado que os países participantes demonstrem que os acordos firmados no passado de fato se transformaram em projetos e programas para mitigação e adaptação climática, além de demonstrar o interesse contínuo na luta para o controle do aquecimento global.


A Climatempo está acompanhando toda a movimentação da COP27 e começará a trazer diversas matérias relacionadas ao tema, fique atento ao nosso portal! 


Você tem interesse nesse tipo de conteúdo e quer saber mais? A Climatempo possui uma comunidade de discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. É uma comunidade totalmente interativa com intenção de criarmos discussões relevantes e fazer networking. Quer fazer parte desta comunidade e receber nossa newsletter por e-mail e fazer parte do nosso grupo no Whatsapp? Clique aqui e se inscreva

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias