Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Florianópolis já tem o agosto mais chuvoso em 11 anos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Florianópolis, capital de Santa Catarina, foi uma das cidades que mais acumulou chuva nos últimos dias e ao longo do mês de agosto de 2022. O acumulado total foi de 186,8mm, até a manhã de 12 de agosto, pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Este valor é considerado mais do que o dobro da sua Climatologia de agosto(1991-2020), que é de 93mm. Com isso, este agosto é o mais chuvoso na capital catarinense desde agosto de 2011, quando foram acumulados 370,4mm nessa mesma estação.

 

Foto: Florianópolis (SC), Getty imagens

 

Já pela estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), também em Florianópolis ( Rodovia SC 406), choveu mais, um total de 283,5mm neste mês de agosto, até a manhã de 12 deste mês.

Já na estação do Ciram/Epagri, em Florianópolis, no sul da Ilha (estação Casan na Lagoa do Peri), foram registrados 238,2mm. Lembrando que, em agosto de 2011, choveu muito mais e o total foi de 384,2mm na cidade, de uma forma geral.

 

 

defesacivilsc.

Acumulados de chuva entre os dias 09 e 11 de agosto em Santa Catarina. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

 

 

oficial_mapaSC.

Acumulados de chuva entre 01 e 11 de agosto no estado de Santa Catarina. Fonte: Cemaden/Climatempo

 

Destaca-se que foram mais de 160mm de chuva no leste, litoral, nordeste e sudeste catarinense neste mês de agosto, pelos dados do CEMADEN, INMET e Ciram/Epagri, sendo que boa parte da precipitação aconteceu por conta do último ciclone extratropical, junto com sua frente fria, que atuou pelo estado.

 

Para se ter uma ideia, só em Schroeder (no litoral norte de SC), neste mês de agosto, choveu 405,0mm. Este foi o agosto com o maior volume de chuva já registrado nessa estação Ciram/Epagri. Vale salientar que a climatologia em agosto em Schroeder (SC) é muito baixa, apenas 87,9mm. Ou seja, a cidade acumulou mais do que o quádruplo da sua climatologia. Aliás, essa cidade é a que mais choveu no Brasil, até o momento. 

 

Chuva retorna ao estado de Santa Catarina 

A chuva deu uma trégua ao estado catarinense, tanto que no final de semana nem chove. Há previsão de nevoeiro no início do sábado e do domingo (14), e as temperaturas ainda permanecem baixas ao longo do dia, por influência ainda da massa de ar frio. Ressalta-se que, no domingo (14), a nebulosidade aumenta em parte de Santa Catarina, porém, chuva mesmo só sobre o Rio Grande do Sul. Há condições para temporais, com raios, ventos e até mesmo queda de granizo. Tudo isso se deve a um cavado em superfície (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), além de um corredor de umidade que vem da Amazônia.

 

Já na segunda-feira(15), sim, volta a chover de maneira forte, por Santa Catarina, com condições para temporais no oeste ao sul do estado. Aliás, boa parte do Sul do país já tem chuva. Nesse dia, os maiores acumulados ainda ficam concentrados mais sobre o estado gaúcho.

 

A precipitação deve persistir e até aumentar ao longo da semana na Região Sul do país. Tanto que, nesta terça-feira (16), a chuva será bem volumosa no centro norte gaúcho, e do oeste ao sudeste catarinense e no sul paranaense. As instabilidades serão causadas por outro cavado meteorológico que se forma na região e em superfície, junto com o corredor de umidade que vem da região da Amazônia e a chegada de uma nova frente fria.

 

A chuva deve aumentar mais até o dia 20 de agosto, sábado, devido à atuação de áreas de instabilidade e à formação de uma nova frente fria, com seu ciclone extratropical se desenvolvendo na costa da Região Sul.

 

Deve chover na média, entre 50 e 100mm sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, até o dia 21 de agosto. Sendo que no nordeste gaúcho aos acumulados podem até chegar aos 200mm, nesse período.

 

Até o dia 21 de agosto, domingo, as temperaturas seguem baixas por Santa Catarina, só que o frio deve aumentar mesmo entre os dias 18 e 23 de agosto. Ainda é cedo para afirmar, mas entre os dias 18, 19 e 20 de agosto tem uma possibilidade de neve ou chuva congelada, mas ainda é cedo para afirmar. Continue navegando no site da Climatempo para ficar atento nas atualizações dos próximos dias!

 

mapa1

Acumulados de chuva entre 12 e 16 de agosto. Fonte: Climatempo

 

mapa2

 Acumulados de chuva entre 17 e 21 de agosto. Fonte: Climatempo

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias