Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de grandes mudanças no centro-sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A terceira semana do mês de agosto será marcada por mudanças no tempo no centro-sul do Brasil. Entre esta segunda (15) e a terça-feira (16), a passagem de uma frente fria já provoca o aumento da nebulosidade e chuva forte no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná.

 

Estas instabilidades também avançam para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo na tarde de terça-feira, provocando pancadas de chuva com risco de trovoadas, mas de forma mais isolada. 

 

Na quarta-feira (17), a frente fria se afasta rapidamente pelo oceano, mas uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens de chuva em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no extremo sul do estado. 

 

Atenção! A chuva ganha intensidade na região do Pantanal, oeste do Paraná e de Santa Catarina e tem risco de temporais.

 

Já no sudoeste de Mato Grosso, no oeste e sul de São Paulo, as pancadas são mais isoladas. O interior paulista, o sul de Goiás e todo o centro-leste de Mato Grosso continuam sem grandes mudanças, com tempo segue firme e seco e baixa umidade relativa do ar, pelo menos até a quarta-feira. 

 

 

Forte frente fria provoca chuva e queda nas temperaturas

As instabilidades ganham força a partir da quinta-feira (18). Outra frente fria se forma ao longo do dia e provoca chuva forte no meio oeste de Santa Catarina, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, oeste e sul de São Paulo. A chuva consegue avançar mais sobre o estado de Mato Grosso, áreas do sul de Goiás e no estado de Rondônia já com risco de trovoadas.

 

GettyImages-1048966098

 Foto: Getty Images

 

O litoral paulista, a região da Grande São Paulo e o Vale do Ribeira ficam em atenção para chuva forte na noite de quinta e madrugada de sexta-feira (19). Estas instabilidades conseguem avançar para a região da Zona da Mata Mineira, norte e interior do Rio De Janeiro e na Grande Belo Horizonte no decorrer da sexta-feira.

 

Confira o mapa do BR para os próximos dias

 

download

 Chuva acumulada de 14/08/2022 a 18/08/2022

 

Frio e geada

Na retaguarda desta frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. A sexta-feira, já amanhece fria e com risco de geada em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas, municípios do extremo sul de São Paulo, que fazem divisa com o Paraná, e no sul de Mato Grosso do Sul. 

  https://picasion.com/

Risco de geada para os dias 19 e 20 de agosto de 2022

 

Possibilidade de neve

Com a entrada de mais ar frio e a perspectiva de formação de outro ciclone extratropical, as condições para ocorrência de neve no Sul do Brasil aumentam muito para o fim desta próxima semana, confira.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias