Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana começa com calor e termina congelante no Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A semana começa sob influência de uma área de alta pressão atmosférica que deixa o tempo seco com tardes quentes no Sudeste do Brasil. Mas o ar polar entra forte a partir da sexta-feira (19) e a semana termina gelada.

 

 

Foto: Getty Imagens


Nesta terça-feira (16), Minas Gerais, Rio De Janeiro e grande parte do Espírito Santo e de São Paulo tem um dia de muito sol e sem chuva. O ar seco e quente continua prevalecendo e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 20% no norte e noroeste paulista e no triângulo mineiro. Já no litoral norte do ES, há chances de chuva rápida, enquanto que no oeste e no sul do estado de São Paulo, as condições para chuva aumentam e temporais isolados acontecem nas áreas de divisa com o Paraná.

 

A cidade de São Paulo pode ter a tarde mais quente do inverno nesta terça-feira. O recorde atual de maior temperatura da estação é de 28,8°C, em 4 de agosto.

 

Na quarta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica favorece o retorno da chuva ao estado de São Paulo, com temporais na região de Presidente Prudente, Bauru e sul deste estado. Mas o calor aumenta em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O dia será muito quente no Rio de Janeiro, com máxima prevista de 34°C, num típico dia de pré-frontal, ou seja, antes da chegada da frente fria.

 

tab(1)

 Foto: Temperaturas mínimas e máximas em São Paulo (SP) e  no Rio de Janeiro (RJ)

 

Frente fria chega na quinta-feira ao Sudeste

 

É na quinta-feira (18) que o tempo mudará de vez na Região  Sudeste. O avanço de uma potente frente fria, associada ao seu ciclone extratropical, levará chuva para São Paulo, para o Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e para o centro-sul do estado do Rio de Janeiro.

 

Não estão descartados alguns temporais e ventania, e depois da chuva, virá o frio intenso.

 

Na sexta-feira (19), a chuva se espalha por todo o estado do Rio de Janeiro, sobre a Zona da Mata Mineira e região da Grande Belo Horizonte. Também tem previsão de pancadas de chuva e raios, que poderão ser moderadas a fortes a partir da tarde para o Espírito Santo e para o leste de Minas, região onde estão o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha. Porém, o Noroeste Mineiro terá apenas aumento de nuvens e de ventos, mas não deve chover.

 

Atenção: o sábado (20) será muito frio na Grande Belo Horizonte e no leste de Minas e também na Grande Vitória e no centro-sul capixaba.

 

 

Rajadas de ventos e agitação marítima

 

As rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h no estado de São Paulo na quinta-feira (18). Na sexta-feira (19) ventos de até 50 km/h a costa paulista e do Rio de Janeiro. O mar também fica agitado, com ondas de 2,5 a 3 metros na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

 

Frio

 

Uma forte massa de ar polar avançará sobre o Sudeste do pais e as temperaturas caem abruptamente. O final desta semana será de frio intenso, com risco de geadas no alto da Serra da Mantiqueira e possibilidade de recordes.

 

 

Cidade de São Paulo

 

Preparem os casacos! A  semana que começou com  28°C em São Paulo termina com máxima de 15°C na sexta (19) e pode ter no sábado a manhã e tarde mais fria do ano até o momento, com mínima de 7°C e máxima de 13°C.

 

 

Cidade do Rio de Janeiro

 

Os cariocas também vão sentir  muito frio no fim desta semana. A temperatura máxima sai dos 34°C na tarde da quinta-feira (17) para 19°C na tarde do sábado (20).

 

Espírito Santo e Norte/Leste de Minas Gerais

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias