Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Frente Fria provoca friagem no sul da Região Norte

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Frente Fria provoca friagem no sul da Região Norte

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

     

    A passagem desta intensa frente fria consegue mudar o tempo também na Região Norte do Brasil. Com a passagem do sistema, uma forte massa de ar polar que acompanha a frente fria vai provocar uma acentuada queda de temperatura e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”.

     

    A chuva ganha força no sul de Rondônia, nesta quinta-feira (18), e se espalha a partir da sexta (19) sobre o Acre e no sul do Amazonas.

     

    GettyImages-1064301804

    Foto: Getty Images

     

    As temperaturas diminuem na sexta-feira nas áreas mais ao sul da Região, sobretudo no sul de Rondônia, estado do Acre e no sul do Amazonas. A previsão indica que a madrugada do sábado deve ser o dia mais frio para estas áreas. Isto porque a temperatura mínima fica em torno de 15 °C nas cidades mais ao centro do estado de Rondônia e 15 a 18 °C no sul do Amazonas

     

    Atenção: a Região não sentirá um frio intenso nestes próximos dias, se comparado ao centro-sul do Brasil, mas a sensação de frio aumenta, principalmente pela manhã, se comparado aos últimos dias! 

     

     

    Você sabe o que é o fenômeno da friagem?

    A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

     

    Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, causando uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

     

    As temperaturas diminuem nestas regiões, por outro lado, o calor continua sendo destaque em Manaus, no estado do Pará, em Roraima e no Amapá. Ainda chove entre esta quinta-feira e o fim de semana nestas regiões. A combinação de calor e à alta umidade favorecem as nuvens carregadas. O sol aparece e faz calor. As pancadas de chuva ocorrem à tarde e a noite. No Tocantins, não há expectativa de chuva e a capital, Palmas, continua com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias