Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente Fria provoca friagem no sul da Região Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

A passagem desta intensa frente fria consegue mudar o tempo também na Região Norte do Brasil. Com a passagem do sistema, uma forte massa de ar polar que acompanha a frente fria vai provocar uma acentuada queda de temperatura e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”.

 

A chuva ganha força no sul de Rondônia, nesta quinta-feira (18), e se espalha a partir da sexta (19) sobre o Acre e no sul do Amazonas.

 

GettyImages-1064301804

Foto: Getty Images

 

As temperaturas diminuem na sexta-feira nas áreas mais ao sul da Região, sobretudo no sul de Rondônia, estado do Acre e no sul do Amazonas. A previsão indica que a madrugada do sábado deve ser o dia mais frio para estas áreas. Isto porque a temperatura mínima fica em torno de 15 °C nas cidades mais ao centro do estado de Rondônia e 15 a 18 °C no sul do Amazonas

 

Atenção: a Região não sentirá um frio intenso nestes próximos dias, se comparado ao centro-sul do Brasil, mas a sensação de frio aumenta, principalmente pela manhã, se comparado aos últimos dias! 

 

 

Você sabe o que é o fenômeno da friagem?

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

 

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, causando uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

 

As temperaturas diminuem nestas regiões, por outro lado, o calor continua sendo destaque em Manaus, no estado do Pará, em Roraima e no Amapá. Ainda chove entre esta quinta-feira e o fim de semana nestas regiões. A combinação de calor e à alta umidade favorecem as nuvens carregadas. O sol aparece e faz calor. As pancadas de chuva ocorrem à tarde e a noite. No Tocantins, não há expectativa de chuva e a capital, Palmas, continua com tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias