Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ar polar entra forte no centro-sul do Brasil e frio é intenso

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

 

Uma extensa e forte frente fria avançou sobre o Brasil. Durante a quinta-feira, as áreas de nebulosidade e chuva desta frente fria atingiram Rondônia, parte do Acre e do sul do Amazonas, o centro-oeste e o sul de Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e São Paulo. Choveu e ventou forte em vários locais destes estado, com brusca queda da temperatura.

 

Nesta sexta-feira, a frente fria avança mais sobre o Centro-Oeste e o Sudeste chegando a Brasília e ao Espírito Santo. Porém, grande parte das áreas de instabilidade vão se dissipando pelo interior do país, reduzindo muito as condições para chuva.  

 

 

A intensa massa de ar frio que veio com esta frente causa uma queda muito acentuada da temperatura nesta sexta-feira sobre o Sul do Brasil, em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste

 

Nuvens carregadas ainda crescem em parte da Região Norte e se espalham pelo leste do Nordeste.

 

 

Previsão do tempo para 19/08/2022 - sexta-feira

 

Esta sexta-feira é de alerta para o frio intenso no Sul do Brasil. Os três estados vão registrar temperaturas negativas. O dia amanhece extremamente frio, com formação de geada em praticamente toda a Região. Não deve gear nas áreas litorâneas, no Vale do Itajaí, nem no norte e no leste do Paraná.

 

Por volta das 4 horas da madrugada, a temperatura chegava aos -5,9°C em Bom Jardim da Serra, na região do Morro da Igreja, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.  Este já é o novo recorde de menor temperatura no Brasil em 2022, com medições oficiais do Inmet e do Epagri/Ciram, do governo de Santa Catarina. O recorde anterior era de -5,8°C no dia 19 de junho. 

 

Não há mais condições para nevar.

O sol predomina na Região Sul, mas mesmo assim, o frio ainda será grande à tarde.

 

Na Região Sudeste, a passagem da forte frente fria deixa a sexta-feira fria e com muita nebulosidade na maioria das áreas de São Paulo, no centro, oeste e sul de Minas e no Rio De Janeiro. Pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba e  no centro-sul do Rio de Janeiro. Sexta-feira fria e com chuva ocasional na região de Campinas (SP) e de Sorocaba (SP), na Mantiqueira e no Sul de Minas, na Zona da Mata mineira. Dia chuvoso e frio na Grande São Paulo. 

Pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde no  Norte Fluminense, no Espírito Santo, na Grande Belo Horizonte, no Vale do Rio Doce.   

                                                                                                                 

Na Região Centro-Oeste, as áreas de instabilidade de uma forte frente fria se dissipam, mas deixam muita nebulosidade sobre quase todo o Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e sul de Mato Grosso e no sul de Goiás. Faz frio o dia todo nestas regiões. A sexta-feira é gelada e com geada ao amanhecer no sul de Mato Grosso do Sul.  O predomina no restante de Goiás, de Mato Grosso e no Distrito Federal.

 

Na Região Norte, a passagem de uma forte frente fria causa chuva e deixa a temperatura baixa em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. As outras regiões do Norte continuam quentes, com risco de chuva forte no Amazonas e em Roraima.. As pancadas de chuva ocorrem também no Amapá, no extremo norte do Pará. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, o sol forte predomina.

 

Quase todo o Nordeste do Brasil tem muito sol, calor e  tempo seco nesta sexta-feira. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no leste de Pernambuco, leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

Alertas meteorológicos para  19/08/2022 - sexta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio de Janeiro, Rio Branco, Macapá, Belém e Vitória

 

Alerta para temporais no oeste do Amazonas

 

Alerta para chuva frequente, moderada a forte no litoral de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro

                                                                   

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes na Grande Vitória, no litoral do Pará, no Amapá e noroeste do Amazonas

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no Tocantins, sudeste do Pará, no sul do Maranhão e do Piauí

 

Atenção para o mar muito agitado e ressaca no Sul e no Sudeste, entre Tramandaí (RS) e Laguna (SC), de Caraguatatuba  (SP) até a região dos Lagos (RJ), entre Salvador (BA) e Touros (RN)                                                                

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias