Oferecido por
Nesta terça-feira (30), estão previstas rajadas de vento de 50 a 70 km/h no litoral da Bahia devido à chegada da frente fria na costa da Região Nordeste do Brasil. No norte baiano, oeste de Pernambuco, leste do Piauí e sudoeste do Ceará, as rajadas variam de 40 a 60 km/h. Outras áreas da Região Nordeste também podem ter vento moderado de 40 a 50 km/h, com exceção do centro-leste e norte do Maranhão.
Getty Images
A velocidade do vento mais elevada na Região Nordeste poderá favorecer um maior potencial de geração eólica, sendo esta época do ano favorável a ocorrência de recordes de geração.
Enquanto no interior do Sul do país, na maior parte do Sudeste (exceto o litoral), no Distrito Federal, em Goiás, maior parte de Mato Grosso do Sul, no Tocantins, faixa leste e sul de Mato Grosso, as rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h.
Na quarta-feira (31), ainda venta bastante na costa da Bahia, com rajadas de até 50 km/h no litoral sul e de até 60 km/h na capital. No litoral norte de São Paulo e no Grande Rio, podem ocorrer rajadas de até 50 km/h. Enquanto no litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, as rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h.
Atenção! Do ponto de vista de impactos, especialmente na distribuição de energia, as fortes rajadas de vento podem causar transtornos na rede elétrica em todas as áreas mencionadas, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia para os consumidores.
Entenda um pouco mais...
Você gosta da temática de mudanças climáticas e sustentabilidade? A Climatempo possui uma comunidade de discussões específica sobre estes assuntos. É uma comunidade totalmente interativa com intenção de gerar discussões relevantes e promover o networking. Quer fazer parte desta comunidade? Receba a nossa newsletter por e-mail e faça parte do nosso grupo no Whatsapp. Clique aqui e se inscreva!