Oferecido por
Temporais previstos pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias, e que já começam nesta quarta-feira (05), com as primeiras ocorrências logo cedo sobre o sul e oeste do Mato Grosso do Sul, e que se espalham a partir da tarde pelo Mato Grosso do Sul, o oeste e centro da Região Sul e demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Tanto nesta quarta quanto na quinta-feira (06) há risco para queda de granizo, que já vinham ocorrendo nos últimos dias entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, só que nesses dois dias que se seguem aumentam essas condições de pedras de gelo, agora para os estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste do Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo e sul Mineiro e centro oeste do Rio de Janeiro.
Atenção também ao excesso de volume de chuva previstos nessas áreas, com valores que chegam e até podem superar os 100mm, só na quinta-feira (06), nos três estados do sul do país, e pontos dos estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além de rajadas de vento que devem ficar na média entre 60 e 100km/h, com os maiores valores sendo registrados na Região Sul.
Fonte: Getty Images
Nesta quarta as instabilidades se devem a um corredor de umidade que vem da Amazônia, pela formação de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e oeste da Região Sul, dos ventos em altitude, mais das instabilidades em altos níveis atmosféricos e cavados meteorológicos nos níveis baixos e médios da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada.
Já para a quinta, amanhã, esse sistema de baixa pressão avança do Paraguai sobre a Região Sul, e evolui para um ciclone extratropical e forma uma nova frente fria. Ou seja, amanhã teremos um forte ciclone extratropical que se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria, junto com um corredor de umidade e cavados meteorológicos foram as nuvens carregadas.
Acumulados de chuva previstas entre os dias 05 e 09 de outubro de 2022. Fonte: Climatempo.
Tempo na sexta e no final de semana pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
Na sexta-feira (07) as pancadas de chuva fortes e com acumulados elevados vão se concentrar mais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, parte do estado de São Paulo, de Goiás e do Mato Grosso. Com destaque para ventania, de mais de 70km/h, pelo leste da Região Sul e entre MG, SP e RJ, por conta da circulação do ciclone extratropical, com sua frente fria, mais pelo Sudeste.
Já no sábado(08) o tempo abre na maior parte da metade sul do país, com instabilidades atuando mais sobre parte dos estados mineiros, fluminenses, no Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso. Na serra gaúcha e catarinense faz frio pela manhã e há risco até de geada.
No final do sábado, uma nova frente fria chega ao estado gaúcho e causa pancadas de chuva pelo oeste ao sul e leste gaúcho, com atenção para o aumento da chuva por toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo (09) devido ao avanço desse sistema frontal. Atenção para os volumes bem elevados de chuva pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e na metade oeste do Rio de Janeiro.
Veja também: Tempo severo em MS, SP e no Sul do Brasil