Oferecido por
Neste sábado (15/10), a circulação de ventos provoca o aumento da nebulosidade em grande parte do Rio Grande do Sul. O céu fica nublado no sul gaúcho, parte do centro e norte do estado e pode garoar. Não chove na região de Uruguaiana, mas o dia ainda será marcado por bastante variação de nebulosidade. Na capital e no litoral, muita nebulosidade, poucos períodos de sol e chuva a qualquer hora.
Ainda, durante o sábado (15/10), a chuva persiste no Paraná e em Santa Catarina. O litoral de Santa Catarina e o leste do Paraná, ficam em alerta para chuva que cai de forma frequente e por vezes forte com grandes volumes de chuva. No oeste catarinense e paranaense atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento.
Foto: Porto Alegre (RS), por André C.
No domingo (16/10) uma nova área de baixa pressão se forma próxima à costa gaúcha e é responsável por fortalecer as instabilidades e espalhar a chuva pelo estado. Os temporais ocorrem com forte intensidade desde a madrugada na Região metropolitana de Porto Alegre e no litoral com grandes acumulados. Não dá para descartar a ocorrência de descargas elétricas atmosféricas. No período da tarde as pancadas já ocorrem em diversas áreas do Rio Grande do Sul, sendo mais pontuais nos municípios localizados no oeste.
Na Fronteira Oeste, o sol aparece e intercala períodos com grande variação de nebulosidade, mas não há previsão de chuva. As rajadas de vento são intensas, principalmente na faixa litorânea e podem atingir velocidade acima de 60 km/h, inclusive na metade sul gaúcha, ao longo do dia.
No domingo (16/10), as áreas de instabilidades ganham força sobre Santa Catarina e Paraná. Na faixa litorânea, o tempo fica mais fechado com previsão de temporais a qualquer hora do dia e volumes elevados de chuva. Nas demais áreas catarinense e paranaense, previsão de muitas nuvens com chuva moderada por vezes forte com trovoadas.
Tendência para próxima semana
A próxima semana ainda será com muitas áreas de instabilidade sobre o Paraná, como em Santa Catarina, com muitas nuvens e chuva frequente. Não se pode descartar o risco de voltar a chover de forma volumosa até em locais do sul e oeste do estado do Paraná, como em boa parte de Santa Catarina que já receberam muita chuva, com potencial para mais danos.
A chuva volumosa no início da semana que vem também ocorrerá pelo norte e leste do Rio Grande do Sul.