Oferecido por
Depois de mais de 25 dias sem chuva significativa, as instabilidades que atuam no Sul do país, provocam o aumento da umidade e o retorno da chuva forte, também, em grande parte do Centro-Oeste.
Com a mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e o avanço de uma frente fria, as instabilidades vão se espalhar e romper o bloqueio do ar mais seco na região do Distrito Federal, nesta sexta-feira (21). As pancadas de chuva previstas são isoladas, mas vão contribuir para o aumento da umidade e a melhora da qualidade do ar na capital federal.
Foto: Getty Images
No fim de semana, ainda chove sobre a região de Brasília, mais no sábado (22), o sol ainda aparece mais. No domingo (23), aumento da nebulosidade e pancadas de chuva forte. A próxima semana começa com o aumento da chuva em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devido à formação de um grande corredor de umidade proveniente da Região Norte do país. A chuva acontece de forma persistente entre o domingo (23) e a terça-feira (25) com maiores períodos de chuva forte e céu mais encoberto.
Acumulado de chuva
Chuva acumulada de 20/10/2022 a 24/10/2022
Falta de energia
A ocorrência de chuva e rajadas de vento forte sobre a região pode provocar diversos transtornos para as distribuidoras de energia elétrica, ocasionando no aumento do número de ocorrências e, consequentemente, da interrupção de energia para a população. No caso das transmissoras, as rajadas de ventos podem ocasionar no desligamento da linha em função do impacto nos próprios cabos.
Mais informações
Você tem interesse nesse tipo de conteúdo e quer saber mais? A Climatempo iniciou uma comunidade de discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. É uma comunidade totalmente interativa com intenção de criarmos discussões relevantes e fazer networking. Quer fazer parte desta comunidade e receber nossa newsletter por e-mail? Faça parte do nosso grupo do Whatsapp! Clique aqui e se inscreva!