Oferecido por
Nos próximos dias a chuva aumenta nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, inclusive em áreas agrícolas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A chuva será volumosa nessas áreas, em especial na Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e pelo Tocantins, já nesse final de semana e em especial no decorrer da semana que vem. Com atenção aos volumes de chuva de mais de 150mm pelo sul e leste baiano, incluindo a capital Salvador, e pontos do Tocantins.
No MATOPIBA, como na Bahia de uma forma geral, há previsão também para raios e rajadas de vento de mais de 60km/h, além de possibilidade de granizo em pontos isolados.
A chuva será mais intensa entre segunda-feira (24) e quinta-feira (27) nessas áreas, em especial na Bahia, pois além do calor e da alta umidade, teremos um cavado meteorológico em altitude (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e mais a chegada de uma nova frente fria na costa baiana ainda no início da semana que vem.
Acumulados de chuva entre 21 e 25 de outubro de 2022. Fonte: Climatempo.
Destaca-se também os temporais e chuva volumosa, já neste final de semana, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Acumulados de chuva entre 26 e 30 de outubro de 2022. Fonte: Climatempo.
Voltará a chover muito em áreas do Nordeste que estão a mais de 100 dias sem chuva significativa
Ressalta-se que as áreas de instabilidade nas regiões agrícolas do MATOPIBA, ajudará mais no aumento da umidade do solo. Aliás, tem áreas do estado baiano, como do Maranhão e do Piauí que estão a mais de 150 dias seguidos sem chuva significativa (de 10mm ou mais em um dia). O que vem prejudicando o cultivo de cacau em algumas áreas produtoras da Bahia, ou seja com essa pouca chuva, ocorrida nos últimos meses, fez com que o seus frutos não cresce muito.
Porém, como as precipitações nos próximos dias vêm com grande intensidade, pode causar danos, como inundações e alagamentos, além de deslizamentos de terra pela Região Nordestina e Norte do país.
Dias seguidos com estiagem agrícola, com mais dia sem chuva significativa, de 10mm ou mais em um dia).Fonte:Climatmepo.
Atenção, que a regularidade da chuva na região do MATOPIBA, como na metade norte do país, vem mesmo a partir de meados de novembro deste ano de 2022, onde podemos ter mais instabilidades frequentes, causadas também pela organização de corredores de umidade mais persistentes, com potencial para mais danos.