Oferecido por
A última semana de outubro de 2022 está sendo marcada pela presença de muitas áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil, que favoreceram o aumento de nuvens carregadas e bastante chuva sobre várias áreas da Região.
O tempo ficou muito instável com a passagem de duas frentes frias pelo litoral da Bahia, que organizaram corredores de umidade do Norte para o Nordeste. Os grandes volumes de chuva observados esta semana em áreas do Nordeste ganham destaque porque outubro é um mês de pouquíssima chuva sobre a maioria das áreas desta Região.
Foto: Teresina (PI), por Ozeas Neves
Valores extremos de precipitação
De acordo com o Cemaden, em 48 horas (aas 12h do dia 24 às 12h do dia 26), a capital baiana, Salvador, registrou 84mm de chuva, enquanto os dados da média Climatológica do INMET apontam valores próximos a 91mm.
Em Aracaju, a chuva acumulada alcançou o valor 79mm, ultrapassando os registros da média dos últimos 30 anos para este período que foi de 56mm.
O mesmo aconteceu para a região de Juazeiro do Norte, no Ceará, onde o acumulado chegou aos 144mm, valor extremamente acima da média para outubro na região, que é de apenas 7,7mm.
Igualmente, na região central do Maranhão, o volume de chuva alcançou 159mm em Balsas e no interior de Pernambuco choveu em torno de 176mm em Juazeiro. A média dos acumulados de chuva para outubro nestas localidades são de 86mm e 10,5mm respectivamente.
Confira as incríveis imagens da chuva volumosa passando sobre Camaçari, na Bahia, nas imagens do Climaaovivo
Alerta para temporais nesta quinta-feira
No centro-norte do Ceará, no interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no norte do Piauí e no litoral do Maranhã, o tempo fica firme e o sol predomina. Mas nas demais áreas nordestinas, a quinta-feira (27) será com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes.
Ainda há previsão para chuva moderada a forte em algumas áreas da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, do sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Existe a possibilidade desta chuva vir acompanhada de raios e de fortes rajadas de ventos.
Devido à frequência da chuva nos últimos dias no litoral norte da Bahia e na capital baiana, há potencial para alagamentos e transtornos à população. As rajadas de vento também poderão alcançar 70km/h durante os temporais.
Na quinta-feira (27), ainda há previsão para chuva moderada a forte em algumas áreas da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, do sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão. Existe a possibilidade desta chuva vir acompanhada de raios e de fortes rajadas de ventos.
Sol volta a aparecer
Entre a sexta-feira (28) e o domingo (30), as instabilidades começam a se dissipar e a chuva diminui no Nordeste do país. O tempo fica firme na maioria das áreas do interior dos estados e no litoral norte da Região. Nas áreas litorâneas e no sul da Bahia, ainda pode chover, mas em menor intensidade