Oferecido por
O ar úmido ainda está concentrado sobre o Nordeste e sobre o Norte do Brasil, mas a circulação de ventos sobre o Brasil já está levando o ar úmido e quente para o Sudeste e sobre o Centro-Oeste. Por isso as pancadas de chuva acontecem nestas Regiões.
Uma baixa pressão atmosférica se afasta da Região Sul , na altura do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas ainda provoca pancadas de chuva em algumas áreas destes estados.
A temperatura está em elevação em todo o país.
Patos de Minas, MG, por Climaaovivo
Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais sujeitos a temporais nesta quarta-feira. Estas imagens são de Patos de Minas na segunda-feira, 7/11, captadas pelas câmeras do Climaaovivo
Previsão do tempo para 09/11/2022 - quarta-feira
Região Sul: o sol predomina no decorrer do dia em praticamente toda a Região. Pancadas de chuva podem ocorrer na serra gaúcha e catarinense, na Grande Porto Alegre, no litoral norte gaúcho, na serra, no sul e litoral de Santa Catarina. Possibilidade de nevoeiro ao amanhecer em Curitiba.
Região Sudeste: o sol predomina no centro, oeste e sul de São Paulo. Quase todo o Espírito Santo e as regiões mineiras do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Rio Doce têm sol entre muitas nuvens. Pode chover no sul capixaba. Pancadas de chuva com raios ocorrem nas demais áreas do Sudeste, com risco de chuva forte em Minas Gerais, no Rio De Janeiro e no norte de São Paulo.
Há previsão de chuva forte na paulista do Vale do Paraíba e no litoral norte de São Paulo. A maioria das pancadas de chuva tende a ocorrer à tarde e à noite. Pode chover nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Região Centro-Oeste: Sol forte, calor e ar seco predominam em Mato Grosso do Sul, no sul e oeste de Mato Grosso, incluindo as capitais Campo Grande e Cuiabá. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, norte e leste de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal, mas o sol aparece no decorrer do dia.
Região Nordeste: áreas de instabilidade ainda atuam sobre a Região e provocam pancadas de chuva sobre o Maranhão, em Teresina e no interior do Maranhão, na Bahia, em Sergipe e em Alagoas (exceto no sertão destes estados), no agreste e litoral de Pernambuco e no litoral da Paraíba leste do Rio Grande do Norte. Não chove no restante da Região, apesar da nebulosidade .
Região Norte: Sol forte e tempo seco apenas no oeste e sul de Rondônia, no leste do Acre. Todas as outras áreas do Norte do Brasil têm pancadas de chuva com raios e períodos com sol, com risco de chuva forte no Amapá, Pará, Roraima e Tocantins.
Alertas meteorológicos para 09/11/2022 - quarta-feira
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Palmas, Manaus
Alerta para temporais com risco de granizo na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na região da Serra da Canastra, na divisa do Rio de Janeiro com Minas, na Serra Fluminense, na divisa de São Paulo com o Sul de Minas
Alerta para temporais no norte do Tocantins e sudoeste/sul do Maranhão
Atenção para a chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento por vezes fortes no oeste de Minas Gerais, no litoral do Rio de Janeiro, no litoral norte paulista e vale do Paraíba, norte e nordeste de São Paulo, no oeste e norte da Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro, sul e oeste do Ceará, no Piauí, no centro, no Maranhão (exceto no sul/sudoeste do estado), no Tocantins (exceto no norte do estado), no leste e nordeste do Pará, em Roraima, no Amazonas (exceto no leste e sul do estado.
Alerta para ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20% no oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21 e 30%, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, no norte e oeste do Paraná, em Mato Grosso do Sul (exceto no oeste do estado), no oeste e sudeste de Mato Grosso (inclui Cuiabá), no centro-oeste e sul Rondônia e leste do Acre