Oferecido por
Após uma chuva forte na tarde de sexta-feira (11) sobre bairros da cidade de São Paulo, com acumulados de chuva entre 40 e 70mm em algumas localidades das zonas norte e leste da capital. E com relatos de transbordamento do Córrego Franquinho, na Penha - Zona Leste, entre o final da tarde e início da noite de ontem. Neste domingo (13) e durante este feriado prolongado, da Proclamação da República, terão mais chuva forte e temporais na região.
Fonte: Getty Images.
Pra quem aprecia o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que acontece no autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, a previsão para este sábado (12) é de chuva acontece entre o meio da tarde e o período da noite nesta região. Em forma de pancadas isoladas e de moderada a forte intensidade.
Os maiores acumulados deverão acontecer mais nas zonas norte, leste, oeste e centro, e mesmo que tendo chuva de maneira isolada, pela cidade de maneira geral, virá com raios, rajadas de vento e até com possibilidade para queda de granizo.
Aliás, pelas imagem do radar meteorológico, da Universidade de São Paulo, já chove sobre pontos isolados e com fraca a moderada intensidade no oeste e norte da Região Metropolitana, como na região de Barueri, em Osasco e na zona norte da Cidade de São Paulo neste início de tarde, precisamente às 13h45 de 12 de novembro.
Imagem do radar meteorológico na Grande São Paulo. Fonte: Climatempo, com dados do IAG-USP
Boa parte da chuva se deve a umidade que vem da Amazônia, mais a entrada da umidade vinda do oceano, tanto hoje quanto amanhã.
Já no domingo (13), dia do Prêmio da Formula 1, após um início e meio da tarde de calor, com temperaturas chegando aos 31°C, as pancadas de chuva retornam pela capital paulista, a começar pelas faixas da zonas sul e oeste.
Essa chuva acontece com moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. Sendo que os maiores acumulados de chuva estão previstos mais uma vez na região das zonas norte, leste e centro, mas também sobre a zona sul, mesmo que em pontos isolados da cidade, com possibilidade para pontos de alagamentos novamente.
Tendência do tempo no início da nova semana
Na segunda (14) e na terça-feira (15), a soma do calor e da alta umidade trazida pela Amazônia e mais a aproximação da frente fria causarão fortes temporais e chuva volumosa tanto na capital paulista, como pela Grande São Paulo, com riscos para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
Tempestade de areia volta a ocorrer no interior de São Paulo