Oferecido por
Do feriado da proclamação da República, de 15 de novembro, até o próximo sábado, 19 de novembro, o tempo ficará firme na maior parte do centro-sul do Brasil, por conta do avanço da uma massa de ar seco que vem na retaguarda de uma frente fria.
No feriado desta terça-feira, o tempo firme fica sobre a maioria das áreas da Região Sul, do Mato Grosso do Sul, no Noroeste e extremo oeste do estado de São Paulo. Chove no Sul do país apenas na região sul e litoral sul gaúcho, por conta de um ciclone extratropical que passa pela costa do estado e esta associado à frente fria que avança pela costa do Sudeste do Brasil.
Já no decorrer da semana, grande parte do estado de São Paulo, como todo o Mato Grosso do Sul terão tempo firme. A chuva para até mesmo no sul gaúcho, pois a massa de ar seco avança por completo sobre a metade sul do país.
Essa mesma massa de ar seca também é fria e ajudará a deixar as temperaturas amenas sobre o centro leste da Região Sul, em parte da faixa litorânea e em parte do Sudeste.
Na sexta-feira, a chuva ocorre no litoral do Paraná e de São Paulo. No sábado, aumenta a instabilidade novamente em grande parte do estado paulista.
Fonte: Getty Images.
Destaque para as temperaturas mais baixas pela madrugada e manhã na Região Sul ao longo desta semana, com potencial para formação de geada nas serras catarinense e gaúcha, principalmente entre os dias 17 e 19 de novembro. Além de uma pequena possibilidade nesta terça, 15 de novembro, feriado, em pequenos pontos mais altos da serra catarinense.
Risco para geada no sábado (19), porém essas áreas de geada devem ocorrer também nas madrugadas de 17 e 18 de novembro. Fonte: Climatempo
Essa massa de ar frio não será forte como a dos primeiros dias de novembro, e atuará de forma costeira nos próximos dias.
Média das temperaturas máximas entre os dias 15 e 19 de novembro. Fonte:Climatempo.
Média das temperaturas mínimas entre os dias 15 e 19 de novembro. Fonte:Climatempo.
Já o Rio De Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, nordeste de Goiás e o sul da Bahia terão temperaturas abaixo do que é normal para época, pois são os locais onde a chuva será mais persistente e no decorrer desses dias o sol quase não irá aparecer (em especial entre Minas, Rio e o Espírito Santo), por conta da presença da frente fria e da configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
ZCAS se forma nesta semana provocando muita chuva pelo país