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Contribuição da Meteorologia no Setor Ferroviário

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Quando se fala em mudanças climáticas é necessário entender que este problema afeta em muito a sociedade, desde a geopolítica até as economias e migrações, moldando as cidades e até as expectativas de vida. Essa ameaça vale para todo o mundo, com as temperaturas e nível do mar subindo cada vez mais. De incêndios intensos a secas prolongadas e inundações recorrentes, temos consequências no próprio progresso do desenvolvimento mundial.

 

O setor de infraestrutura é vital para o funcionamento de toda cadeia produtiva. Consideramos esse setor como a espinha dorsal da economia global, permitindo a conexão entre lugares, melhora na qualidade de vida, além de promover mais saúde e segurança para a população. 

 

Quando algo de errado acontece nos transportes, as consequências vão além de apenas danos diretos aos ativos, muitas vezes, há um efeito cascata devido a interrupção dos serviços.

 

A cada ano, temos mais evidências das vulnerabilidades do setor. Chuvas mais intensas e frequentes, por exemplo, forçam a infraestrutura que já não é suficiente para suportar eventos atuais e que fatalmente serão amplificados.

Se tratando do transporte de carga, atualmente o Brasil depende, majoritariamente, das rodovias, com aproximadamente 52% da carga transportada, em seguida, encontram-se as ferrovias (30%). Com o aumento na intensidade de chuvas e ventos temos inundações em estradas e ferrovias, além dos deslizamentos de terra. O bloqueio de rotas e os danos em infraestrutura, afetam todo o sistema de logística e por consequência, as atividades econômicas do país.

 

Eventos climáticos extremos impactam nas operações ferroviárias e na segurança, com possíveis danos materiais, ferimentos e mortes. A infraestrutura ferroviária é uma das mais afetadas pelos impactos da mudança do Clima. Temos então:

 

    • Altas temperaturas e ondas de calor, ocasionam o empenamento do trilho, gerando defeitos de geometria e comprometendo o uso da via, além do superaquecimento de equipamentos elétricos. 

    • Precipitação intensa levam a inundações de linhas ferroviárias e túneis subterrâneos, deslizamentos e riscos associados que podem causar descarrilamento. 

    • Baixa Precipitação acarreta uma maior suscetibilidade a incêndios florestais que ameaçam diretamente a infraestrutura de transporte, alterações na rede de alimentação elétrica e maior suscetibilidade a deslizamentos de solo em áreas atingidas por incêndios. 

 

A previsão do tempo faz parte do nosso cotidiano. Afinal, saber como estará o clima influencia no planejamento diário e a longo prazo no caso de viagens. No entanto, a meteorologia vai muito além disso e impacta, também, na gestão de atividades essenciais como o setor de transportes. 

 

O grau de precisão das previsões vem evoluindo  nas últimas décadas. “Se nos anos 1980 o nível de acerto excelente era em torno de 70%, hoje nos preocupamos quando não conseguimos atingir pelo menos 90%. O nível de acerto de previsão de tempo até 48 horas do Inmet gira em torno de 90% a 95% de acerto”, detalha o meteorologista Mozar de Araújo Salvador

 

“Nossos trabalhos não conseguem ser executados em um período chuvoso, então hoje os coordenadores responsáveis pela dinâmica dessas atividades conferem dia a dia, hora a hora, a previsão dessas chuvas […]. Trabalhamos sempre ligados na meteorologia porque é o nosso carro-chefe”, afirma o engenheiro civil Thiago Furquim.

 

Como exemplo de aplicação da meteorologia no setor ferroviário, temos que a Ferrovia Centro-Atlântica implementou um serviço de monitoramento para evitar problemas nas operações por causa de eventos climáticos imprevistos. O sistema auxilia no planejamento das atividades, na adoção de medidas preventivas e na resposta rápida a problemas causados por nevoeiros e deslizamentos, entre outras condições climáticas.

 

O sistema envia relatórios com a previsão dos próximos cinco dias, monitorando temperatura, velocidade dos ventos, umidade do ar, chuvas, descargas atmosféricas, geada e focos de incêndio. O alerta às áreas operacionais é feito com 72 horas de antecedência e confirmado com 24 horas. As previsões com cinco dias de antecedência têm índice de acerto de 85%. Com 72 horas de antecedência, esse índice sobe para 93%.

 

A previsão do tempo com cada vez mais precisão garante uma melhor qualidade de vida para as pessoas, aumenta a eficiência operacional das ferrovias e também protege vidas em caso de fenômenos agressivos como tsunamis, terremotos, furacões, enchentes e secas.

 

A meteorologia moderna é uma importante área da ciência e que tende a ficar cada vez mais eficaz, garantindo uma previsão do tempo a longo prazo e possibilitando um planejamento mais seguro.

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