Oferecido por
Foto: Mycchel Legnaghi, São Joaquim -SC.
Esta quarta-feira (16) amanheceu fria e com formação de geada na Serra de Santa Catarina. Esse declínio da temperatura na região ocorreu devido à presença de uma massa de ar seco de origem polar, contribuindo para a formação deste fenômeno.
Foto: Mycchel Legnaghi, São Joaquim -SC.
A geada, ou o congelamento do orvalho, ocorre quando finas camadas de gelo se formam sobre plantas ou superfícies lisas. Apesar dos períodos mais comuns de sua ocorrência serem o inverno e o outono, ela também pode acontecer em outras épocas do ano, por consequência da passagem de frentes frias e de massas de ar polar, como é o caso desta semana.
Foto: Mycchel Legnaghi, São Joaquim -SC.
Na quinta-feira (17), o dia fica bastante ensolarado e com poucas nuvens em quase toda o Sul do Brasil. Não há previsão de chuva. As temperaturas continuam baixas durante a madrugada e a manhã e o risco para a ocorrência geada na serra de Santa Catarina se mantém.
Na sexta-feira (18), o ar frio e seco continuará ajudando a deixar as temperaturas amenas sobre o Sul e por esse motivo, ainda pode gear na Serra Catarinense.
Chuva retorna no fim de semana
No sábado (19), o tempo permanece firme na maior parte dos estados sulistas. No litoral de Santa Catarina e do Paraná, existe a possibilidade de chuva fraca e passageira. Já no domingo (20), áreas de instabilidade começam a afetar a região, contribuindo para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva isoladas sobre o oeste do Rio Grande do Sul, o norte de Santa Catarina e o Paraná.